Quarta, 22 de Outubro de 2014
Carregando...

O Repórter

Vaticano submete Caritas Internationalis a conselho pontifício de caridade

Um decreto publicado hoje pela Secretaria de Estado do Vaticano estabelece que todas as atividades da entidade serão submetidas ao Pontifício Conselho Cor Unum

  • Compartilhar
  • Compartilhar por e-mail
  • Reportar um erro
Redação - 02 de maio de 2012 às 11:29

CIDADE DO VATICANO (ANSA) - A Secretaria de Estado do Vaticano transferiu, por meio de um decreto publicado hoje, toda a atividade da Caritas Internationalis ao Pontifício Conselho Cor Unum, o dicastério da Cúria Romana voltado à caridade.

Com a mudança, qualquer texto "de conteúdo ou orientação doutrinal ou moral" emitido pela Caritas deve ser "submetido a prévia aprovação" do Cor Unum.

O decreto, assinado pelo cardeal Tarciso Bertone, secretário de Estado do Vaticano, também estabelece que o dicastério deve nomear um assistente eclesiástico para a entidade, que passará a aprovar os acordos com organizações e entes não-governamentais em situações de emergência humanitária.

Além disso, o conselho pontifício também passará a participar, por meio de representantes ou delegados, das reuniões dos órgãos da Caritas e das comissões de assistência, e a vigiar a administração patrimonial e financeira da entidade.

No ano passado, a assembleia da Caritas Internationalis, composta por representantes de 165 Caritas nacionais, confirmou o cardeal Óscar Maradiaga na presidência do órgão e nomeou o francês Michel Roy para ser o novo secretário-geral, após negar a continuidade do mandato de Lesley-Anne Knight.

O presidente do conselho Cor Unum, cardeal Robert Sarah, explicou à Rádio Vaticana que as mudanças foram feitas para que a Caritas tenha uma colaboração mais estreita com a Santa Sé. "Este novo status jurídico deve ser incorporado, em todos os seus aspectos, nos estatutos da confederação", atestou o prelado.

"Além disso, alguns nós de caráter doutrinal e administrativo, além da comunicação com a Santa Sé, evidenciaram a necessidade de uma maior clareza sobre o papel e a competência da própria Santa Sé, que constitui um ponto de referência para a estrutura e a atividade da CI, desta forma as relações recíprocas poderão ser melhoradas, para que haja uma colaboração efetiva e eficaz", defendeu.

  • Compartilhar
  • Compartilhar por e-mail
  • Reportar um erro
Deixe seu comentário
Mensagem:
Selo 220x90