O Repórter

Brasil sofre, mas vence a Costa Rica na Copa do Mundo

Por Rafael Max
22 de junho de 2018 às 11:00
Compartilhe a notícia:
André Mourão / MoWA Press
Philippe Coutinho marcou no fim e abriu o placar para o Brasil
Philippe Coutinho marcou no fim e abriu o placar para o Brasil

RIO (OREPORTER.COM) - A torcida brasileira quase viu a equipe comandada por Tite caminhar rumo a uma eliminação precoce na Copa do Mundo, mas dois gols salvadores recolocaram o time verde e amarelo na briga pela vaga nas oitavas de final. Philippe Coutinho e Neymar marcaram na reta final, garantindo o resultado de 2 a 0 contra a Costa Rica, em São Petersburgo, pela segunda rodada da fase de grupos.

Veja a tabela e resultados da Copa do Mundo da Rússia 2018

O Brasil dominou, teve posse de bola, mas sofreu bastante em campo. Mesmo começando na ofensiva, o time verde e amarelo viu a Costa Rica pressionar. Aos 12, Celso Borges tentou com um chute cruzado, mas mandou para fora.

Aos 25, Gabriel Jesus recebeu a bola de Willian e mandou a redonda para o gol, mas o atacante já estava em posição irregular. Já aos 29, Coutinho fez um chute para fora.

Os comandados de Tite pressionavam, mas erravam passes e não iam bem na construção de jogadas. Enquanto isso, os costarriquenhos se defendiam bem, além das boas intervenções do goleiro Navas. Azar para Neymar, que não sabia como se livrar da forte marcação adversária.

Nova boa chance de gol só aos 40 minutos. Marcelo avançou, conseguiu ver espaços e arriscou, mas Navas fez a defesa. Assim, o placar ficou em 0 a 0 no primeiro tempo.

Foto: André Mourão / MoWA Press

Apagado em campo, Willian deu lugar a Douglas Costa na segunda etapa. O Brasil pressionou forte logo no começo, aos dois minutos, quando Fagner pegou um rebote na área e entregou para Neymar, mas a zaga conseguiu tirar nas proximidades do gol. Já aos três, Coutinho arriscou o chute, mas viu a defesa adversária tirar a redonda.

Aos dez, mais uma oportunidade para o Brasil. Paulinho avançou, entregou a bola para Neymar, que mandou o chute. Navas fez mais uma defesa.

Dois minutos depois, mais uma intervenção do goleiro costarriquenho. Douglas Costa entregou a bola para Paulinho, que tocou para Coutinho. O chute veio, mas Navas conseguiu defender.

Tite reforçou parte ofensiva e colocou Firmino em campo na vaga de Paulinho. O Brasil continuou sofrendo em busca do gol, e Neymar, aos 26, mandou para fora. Já aos 32, o camisa 10 foi derrubado na área, fazendo o árbitro assinalar o pênalti. No entanto, o juiz foi verificar pelo recurso de vídeo e acabou voltando atrás.

Depois, foi só sofrimento. A defesa da Costa Rica não deixava espaços para cima dos brasileiros e complicava o jogo. Quando a partida se encaminhava para um 0 a 0, o gol, enfim, veio.

Aos 45, Firmino cruzou e Gabriel Jesus não conseguiu chutar. Foi aí que Phillipe Coutinho apareceu para fazer a finalização, abrindo o placar em São Petersburgo.

Depois, o Brasil deslanchou de vez. Aos 48, Douglas costa avançou e fez o cruzamento para Neymar finalizar na cara do gol, definindo o placar da partida.

Tabela

A situação do Brasil deu uma melhorada com essa vitória. Com quatro pontos, a equipe comandada por Tite asumiu a liderança do grupo E, mas Sérvia e Suíça vão jogar às 15 horas. os sérvios têm três, enquanto os suíços aparacem com um tento conquistado. Já a Costa Rica ainda não pontuou.

Na próxima quarta-feira (27), às 15 horas, o Brasil enfrenta a Sérvia, no estádio do Spartak, em Moscou. Já a Costa Rica encara a Suíça, no mesmo dia e horário, em Nizhny Novgorod.

FICHA TÉCNICA
BRASIL 2 x 0 COSTA RICA


Local: São Petersburgo, Rússia
Árbitro: Bjorn Kuipers (NED)
Auxiliares: Sander Van Roekel (NED) e Erwin Zeinstra (NED)
Cartões amarelos: Neymar e Philippe Coutinho (BRA); Acosta (CRC)

Gols: Philippe Coutinho e Neymar (BRA)

BRASIL: Alisson, Fagner, Thiago Silva, Miranda e Marcelo; Casemiro, Paulinho (Roberto Firmino); Willian (Douglas Cost), Philippe Coutinho e Neymar; Gabriel Jesus (FernandinhoT). Técnico: Tite.

COSTA RICA: Kaylor Navas, Gamboa (Francisco Calvo), Óscar Duarte, Acosta, Giancarlo González e Oviedo; Celso Borges, Guzmán (Tejeda) ; Bryan Ruíz, Venegas; Ureña (Cristian Bolaños). Técnico: Óscar Ramírez.

Últimas de Esportes