Quinta, 31 de Julho de 2014
Carregando...

O Repórter

COPA MAIS - Camarões: Os leões querem dar o bote na África

  • Compartilhar
  • Compartilhar por e-mail
  • Reportar um erro
Néstor J. Beremblum - 20 de maio de 2010 às 21:06

Camarões é um país africano cuja capital é Yaoundé. Foi um território conquistado pelos portugueses no século XV, mas que até finais do século XIX não tinha nação européia que assumisse a posse por impossibilidade de colonizar o país devido à malária. 

 

Com o descobrimento do quinino, em 1884, tornou-se colônia alemã. Mas após a Primeira Guerra Mundial, França e o Reino Unido dividiram o território até a década dos 60 do século XX, onde finalmente o país se unificou e conseguiu a independência das duas nações. A parte francesa conseguiu em 1960 sob a denominação de República dos Camarões, no território conhecido como Camarões do Norte e Camarões do Sul. No ano seguinte, a maioria muçulmana do norte, que dominava dois terços dos Camarões britânicos, votou pela adesão à Nigéria, enquanto que no sul a maioria cristã, votou de forma que o outro terço dos Camarões britânicos aderisse à República dos Camarões, formando a República Federal dos Camarões.

 

 

Possui fronteiras com a Nigéria no oeste, Chade e a República Centro-Africana ao leste e Congo, Gabão e Guiné Equatorial ao sul. Também tem saída ao mar pelo golfo da Guiné. Camarões é uma república presidencialista com uma divisão administrativa em 10 províncias. O presidente Paul Biya governa desde 1982 a partir de reeleições sucessivas, e o primeiro ministro é Philémon Yunji Yang. 

Como a maioria dos países da região, Camarões apresenta alguns indicadores sociais preocupantes. Além de grande desigualdade, a taxa de mortalidade infantil é de 8,5% ao ano e a expectativa de vida supera levemente os 50 anos.

Sua economia está baseada na extração de carvão e petróleo assim como na agricultura e na pesca.

 

 

CAPITAL: Yaoundé

POPULAÇÃO: 18,5 milhões segundo estimativas de 2008

PRINCIPAIS CIDADES: Yaoundé, Douala, Kribi, Bamenda, Bafoussam, Tiko, Nkongsamba, Garoua

RELIGIÃO: Cristã e Muçulmana

IDIOMA: Inglês e Francês

MOEDA: Franco CFA

PONTOS TURÍSTICOS: Limbe, Kribi, Monte Cameroon, Yaoundé, Bafoussam, Parque Nacional de Waza

 

PRINCIPAIS CLUBES: Coton Sport FC de Garoua, Canon de Yaoundé, Tonnerre de Yaoundé, Canon de Yaoundé, Oryx de Douala, Caiman de Douala

 

 

NÃO HÁ JOGADORES BRASILEIROS EM CAMARÕES

 

 

  • Compartilhar
  • Compartilhar por e-mail
  • Reportar um erro
Comentários (1)
  • eu ()

    eu quero uma fabula de camarões pra escola e não consigo é por causa da copa

    15/06/2010 12:50 Carregando...
Deixe seu comentário
Mensagem:
Selo 220x90