O Repórter

Holandeses têm sonho de pintar uma favela inteira no Rio

Dupla de estrangeiros arrecada fundos para colorir a Vila do Cruzeiro

Por OREPORTER.COM
21 de outubro de 2013 às 10:51
Atualizada em 21 de outubro de 2013 às 06:06
Compartilhe a notícia:
divulgação

RIO DE JANEIRO (O REPÓRTER) - Uma ideia na cabeça, rolo de tinta nas mãos e disposição para colorir toda uma comunidade, a Vila do Cruzeiro, na Zona Norte do Rio. Este é o desafio da dupla de holandeses Jeroen Koolhaas (Haas) e Dre Urhahnn (Hahn).

Há poucos dias, os dois lançaram uma campanha com o objetivo de arrecadar fundos no mundo todo para pintar uma favela carioca com uma explosão de cores.

O projeto, chamado de "Favela Painting, Back to Rio" é uma iniciativa da dupla que tomou forma em 2005 quando estiveram no Brasil pela primeira vez filmando um documentário para a MTV sobre a cultura Hip Hop nas favelas cariocas.

Haas e Hahn trabalharam com moradores dessas comunidades e, colorindo os espaços, criaram obras em grande escala. Um dos trabalhos em destaque pôde ser visto no Santa Marta, em Botafogo, com o mote “Tudo de Cor para Santa Marta”, onde foram pintados mais de 7 mil metros quadrados na favela, incluindo 34 casas e a escola de samba, com muitas cores vivas.

O projeto no Santa Marta gerou frutos e para a sua finalização os moradores receberam formação e também um salário pelo trabalho realizado.

“É um sonho poder pintar uma favela inteira e criar uma obra de arte com uma mensagem positiva, uma coisa sem precedentes no mundo. O projeto gerará orgulho e otimismo, além do trabalho, chamará a atenção sobre a vida na favela e os moradores dela. As pessoas que moram lá e que participam do projeto serão formadas e contratadas para poder completar a obra por eles mesmos”, dizem Haas e Hahn.

O financiamento do projeto inclui o salário dos trabalhadores que provém majoritariamente de fundos arrecadados através da plataforma Kickstarter. Favela Painting precisa de aproximadamente de R$ 250 mil para organizar tudo, ajudar a comunidade e aos jovens criando a maior obra de arte de todos os tempos.

Até o momento, já foram arrecadados cerca de R$ 140 mil. Para as pessoas que quiserem contribuir com o projeto, podem fazê-lo através deste link. Os doadores receberão um broche usado pela equipe e um convite para um churrasco na colorida favela do Cruzeiro, na Zona Norte do Rio.

Últimas de Rio