O Repórter

Morre o físico inglês Stephen Hawking, aos 76 anos

Por Redação...
14 de março de 2018 às 01:13
Compartilhe a notícia:
Reprodução

RIO (OREPORTER.COM) - Morreu nesta terça-feira (13), aos 76 anos, o físico Stephen Hawking. O inglês foi um dos cientistas mais conhecidos do mundo, acumulando prêmios e reconhecimento em sua carreira.

Hawking nasceu em 8 de janeiro de 1942 em Oxford, na Inglaterra. Formou-se em física em 1962, na Unversitu College, da mesma cidade britânica. Em Cambridge se especializou em cosmologia.

Foi autor de 14 livros, como “O universo em uma casca de noz” e “Uma breve história do tempo”. Doutor em Cosmologia, foi também professor de matemática na Universidade de Cambridge.

Hawking foi diagnosticado com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) quando tinha 21 anos. A doença limitou grande parte dos seus movimentos, o que não impediu sua difusão de conhecimento. Por causa da doença, o britânico vivia em uma cadeira de rodas, se comunicando através de um sistema de voz computadorizado.

O físico foi casado duas vezes. Em 1965, se uniu com Jane Hawking e se separou em 1991. Já em 1995, se casou com a enfermeira Elaine Mason, divorciando-se em 2006. Teve três filhos.

Sua história de vida é contada no filme "A teoria de tudo", de 2014.

Últimas de Mundo