O Repórter

CNBB abre Campanha da Fraternidade neste domingo

Por Redação...
28 de fevereiro de 2020 às 16:30
Atualizada em 28 de fevereiro de 2020 às 17:53
Compartilhe a notícia:
Thiago Leon/Divulgação
O Santuário de Aparecida vai receber a missa de abertura da Campanha da Fraternidade de 2020
O Santuário de Aparecida vai receber a missa de abertura da Campanha da Fraternidade de 2020

SÃO PAULO (OREPORTER.COM) - A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil abre, neste domingo (1), às 8 horas, a Campanha da Fraternidade com missa no Santuário Nacional de Aparecida (SP). Em 2020, a ação terá como tema "Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso"". 

A celebração será presidida por Dom Walmor Oliveira de Nascimento, arcebispo de Belo Horizonte e presidente da CNBB. Durante a celebração, acontecerá a leitura da carta enviada pelo Papa Francisco para a Campanha da Fraternidade deste ano, na qual o Pontífice chama a atenção para a necessidade de fortalecer o valor da vida. De acordo com o Santo Padre, a conversão não deve ser separada do serviço aos irmãos e irmãs, "sobretudo os mais necessitados".

"A Basílica de Aparecida é um Santuário Nacional. Por este motivo, o presidente da CNBB vem rezar junto da Padroeira do Brasil para abrir mais solenemente, de forma nacional, a Campanha da Fraternidade. Isso tudo quer dizer: Vamos abraçar essa Campanha da Fraternidade porque ela é vida plena e com sentido para todos", explica o arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, que também estará na celebração deste domingo.

Uma as inspirações para o tema Campanha da Fraternidade deste ano é Irmã Dulce, canonizada como Santa Dulce dos Pobres no ano passado. Uma relíquia com um fragmento do corpo de Santa Dulce dos Pobres será entronizada por crianças e ficará exposta no Altar Central ao longo da celebração. 

"O que a gente vai vivenciar nesse período da quaresma, Irmã Dulce vivenciou sua vida toda: Viu, sentiu compaixão e cuidou dele com amor. E ela dizia muito: o importante é fazer a caridade, não falar na caridade. Uma pessoa humilde, simples, nunca procurou divulgar o que fazia e sim estar sempre perto daqueles que mais precisavam. Sua obra é hoje seu maior testemunho", afirma a sobrinha de Irmã Dulce, Maria Rita Pontes.

A celebração será transmitida pela TV Aparecida, Rede Aparecida de Rádio e portal A12.com. A TV Cultura, de São Paulo, e as emissoras católicas TV Horizonte, TV Nazaré e TV Imaculada também retransmitem a missa.

Últimas de Brasil