O Repórter

Risco de avalanche isola vilarejos no extremo-norte da Itália

Acessos a cidades do Vale de Aosta foram fechados por precaução

Por Redação...
08 de janeiro de 2018 às 22:54
Compartilhe a notícia:

AOSTA, ITA (ANSA) - O elevado risco de avalanches no extremo-norte da Itália isolou nesta segunda-feira (8) diversas localidades montanhosas da região de Vale de Aosta, como Breuil-Cervinia, que já havia ficado bloqueada na semana passada.

Durante a tarde, um deslizamento de neve atingiu a única estrada que leva à cidade turística de Cogne, de 1,4 mil habitantes, que ficou completamente isolada. Em Breuil-Cervinia, distrito de Valtournenche, as autoridades pediram para as pessoas evitarem sair do centro do vilarejo à noite, quando o risco de avalanches é maior, e fecharam o acesso viário ao local por precaução.

Na semana passada, cerca de 10 mil turistas ficaram isolados em Cervinia por causa de um bloqueio preventivo da única estrada que o liga a Valtournenche. O risco de deslizamentos em todo o Vale de Aosta está no nível quatro, em uma escala que vai até cinco.

Além de Cervinia, outros locais que tiveram o acesso bloqueado por causa do perigo são Valsavarenche (160 habitantes) e Gressoney-La-Trinité (299 moradores). O isolamento desses vilarejos deve permanecer ao menos até esta terça-feira (9).

Já em Champoluc, distrito turístico de Ayas, cerca de 100 pessoas foram evacuadas de um hotel devido ao risco de avalanche - em janeiro de 2017, um deslizamento soterrou um hotel em Abruzzo, no centro do país, e fez 29 vítimas.

No Piemonte, vizinho ao Vale de Aosta, o risco de avalanche foi elevado para cinco na zona dos Alpes Graios, na tríplice fronteira entre Itália, França e Suíça. "São esperadas avalanches espontâneas de grandes dimensões em locais que ainda não se descarregaram [da neve acumulada]", diz um boletim oficial.

Últimas de Mundo