Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

O Repórter

Menu



Sexta, 03 de Setembro de 2010

Cultura e Lazer



Caixa Cultural expõe 'Projetos (in)Provados" que mistura arte e arquitetura

Por Redação - 24.02.2010 às 08:45:00 - 849 Views
divulgação

Rio de Janeiro (O Repórter) - A relação Arte/Arquitetura é o assunto da exposição “Projetos (in)Provados”, que apresentará um conjunto de obras de 12 artistas – instalações, intervenções e seus respectivos registros e projetos –, ocupando o hall de entrada e a Galeria 2 da CAIXA Cultural Rio de Janeiro bem como os espaços do entorno do edifício da CAIXA, como o Largo da Carioca. A mostra tem curadoria de Sonia Salcedo del Castillo e copatrocínio da Secretaria Municipal de Cultura. A visitação estará aberta ao público a partir de 2 de março e entrada franca.

Entre os trabalhos, cinco intervenções artísticas nas ruas ocuparão, por exemplo, a banca de jornal em frente ao prédio da CAIXA Cultural, esquina do Largo da Carioca com Almirante Barroso. “O conjunto de obras reunidas em Projetos (in)Provados propõe um  intercâmbio de ideias e experiências entre artistas e cidadãos, retomando o interesse entre arte, arquitetura, sociedade e cultura. Trata-se, aqui, de uma abordagem pertinente a todo o nosso processo civilizatório, cujo entendimento depende da aproximação do público de questões atuais relativas ao diálogo entre corpo e cidade”, explica  a curadora.

A exposição

Tendo o edifício da CAIXA Cultural como núcleo, esta reflexão é indicada mediante realizações artísticas especialmente feitas para esta mostra segundo dois eixos de montagem: a cidade (arquitetura social, em que arte e arquitetura se enfrentam cotidiana e objetivamente), e o espaço institucional (arquitetura da arte, na qual arte e arquitetura se enfrentam oportuna e subjetivamente).

Conforme esse conceito, a exposição apresenta intervenções assinadas pelos artistas convidados, de reconhecida atuação nos circuitos nacional e internacional – cujas poéticas dialogam com transformações culturais: Fernanda Junqueira, Guga Ferraz, Jarbas Lopes, Ronald Duarte, Suely Farhi, Zalinda Cartaxo, Neno del Castillo, Raul Mourão, Ricardo Becker, Marcos Chaves, Luiz Monken e Regina de Paula. A expografia concebida possui três módulos: urbano, arquitetônico e indicial.  

No primeiro módulo, intervenções urbanas utilizam do monumental e do efêmero como metáfora dos desejos humanos/urbanos: tempo, liberdade, prazer, prosperidade, socialização, progresso, acesso/sustentabilidade. No segundo, instalações arquitetônicas e escultóricas são apresentadas nos dois foyers da CAIXA Cultural: no térreo, simplicidade de planos e audácia de escala convergem em parábolas socioarquitetônicas em torno de formas de poder e lugar. No mezanino, redução e expansão plásticas parodiam primados arquitetônicos, como forma e função, questionando finalidade e consciência espaciais. E, no terceiro e último módulo, as intervenções artísticas são expostas na Galeria 2 da CAIXA Cultural, à maneira indicial de seus projetos, conforme a poética de cada artista.

Exposição “Projetos (in)Provados”
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Galeria 2
Endereço: Av. Almirante Barroso, 25, Centro (Metrô: Estação Carioca)
Visitação: 02 de março a 18 de abril de 2010
Horário: De terça a sábado, das 10h às 22h; domingo, das 10h às 21h
Telefones: (21) 2544-4080 / 2544-1099 / 2544-7666
Classificação: Livre
Entrada franca




Deixe seu Comentário:









Últimas de Cultura e Lazer


ver arquivo


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina