O Repórter

Renascer de Jacarepaguá homenageia o cartunista Lan na avenida, mas se prejudica em alegorias

Escola ainda estourou o tempo máximo de desfile

Por Redação 2
01 de março de 2014 às 01:26
Atualizada em 28 de fevereiro de 2014 às 20:45
Compartilhe a notícia:
Marcello Dias / Agência O Repórter
A comissão de frente foi um dos pontos positivos da Renascer
A comissão de frente foi um dos pontos positivos da Renascer

Por Rafael Max e Júlio César

RIO DE JANEIRO (O REPÓRTER) - A Renascer de Jacarepaguá desenhou o seu carnaval nos traços do cartunista Lan. O enredo "Olhar Caricato - Simplesmente Lan", assinado pelo carnavalesco Marcus Ferreira, foi a escolha da vermelho e branca da zona oeste, quarta escola a desfilar no primeiro dia de desfiles da Série A.

A comissão de frente sintetizava os personagens ligados ao carnaval que foram retratados pelo cartunista Lan, apresentando a obra "Baianas vistas do Alto". As integrantes realizaram uma perfeita coreografia para os jurados, com bastante sincronismo nos movimentos. A cobregoria foi feita por Fábio Batista.

Em seguida, o primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira representa as criações de Lan para decorar o carnaval de rua do Rio.

Um grupo teatral representava a Ala das Burrinhas, do carnaval do Acadêmicos do Salgueiro de 1965. No carro abre-alas, nova menção ao carnaval da escola tijucana, relembrando elementos cenográficos presentes naquele desfile. O carro retratava também as duas maiores paixões do cartunista, o amor por Olívia, sua esposa, e o carnaval desenhado em traços. A alegoria teve problemas no acabamento e um dos pedaços da escultura ameaçava cair.

As primeiras alas traziam figuras e personagens marcantes da carreira do cartunista, como o sol, a praia, os banhistas e as mulheres. Fechando o segundo setor, o segundo carro trazia as cenas cariocas, com esculturas de mulatas.

A bateria da escola veio vestida de São Jorge, um personagem presente nos desenhos das rodas de botequim. A Renascer apresentou uma ala sobre as rodas de samba e seus instrumentos. Já o terceiro carro, apresentava os subúrbios cariocas no viés afro-brasileiro.

Por fim, a agremiação buscou retratar algumas passagens do livro "As Escolas de Lan". A escola fechou com o carro que representava o próprio artista e um dos destaques era Monarco, amigo de Lan.

A Renascer de Jacarepaguá teve alguns problemas durante o desfile. As alegorias deixaram muito a desejar, fruto de uma recente crise financeira na escola.

Além disso, a escola cruzou a passarela em 56 minutos, um a mais do que o tempo limite.

Ainda assim, os integrantes buscaram fazer um desfile animado na avenida. O samba ajudou bastante a escola, o que pode garantir alguns décimos em harmonia.

Últimas de Carnaval Brasil