O Repórter

Brasil conquista três medalhas no atletismo dos Jogos Pan-Americanos

Por Redação...
06 de agosto de 2019 às 23:45
Atualizada em 07 de agosto de 2019 às 00:37
Compartilhe a notícia:
Wagner Carmo/CBAt
Andressa e Fernanda garantiram medalhas no lançamento de disco
Andressa e Fernanda garantiram medalhas no lançamento de disco

LIMA, PER (OREPORTER.COM) - O Brasil conquistou três mdalhas nesta terça-feira (6) pelo atletismo dos Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru. Andressa de Morais e Fernanda Borges foram prata e bronze no lançamento do disco, e Altobeli Silva foi o vice-campeão dos 5.000 m. Foi o primeiro dia de competições de pista e campo, que estão sendo realizadas no Estádio de La Videna, pois as outras competições realizadas - maratona e marcha atlética - eram do programa de provas de rua.

No lançamento de disco, Andressa liderou a prova, com 65,98 m, novo recorde sul-americano e o quinto melhor resultado do Ranking Mundial de 2019. O anterior era dela mesmo, com 65,34 m, obtido em Leiria, em Portugal, em 26 de junho.

Porém, a cubana Yaimé Perez, líder do Ranking Mundial (69,39 m), conseguiu 66,58 m, novo recorde dos Jogos Pan-Americanos, ultrapassando Andressa. O bronze ficou com Fernanda Borges, que marcou 62,23 m.

“Consegui o melhor resultado da minha vida, mas a minha grande alegria é a medalha. Dava até para melhorar, mas não deu”, comentou Andressa, demonstrando sincera felicidade. “Agora é focar no Mundial de Doha, o principal evento da temporada. Meu objetivo é sem fim.”

Já Fernanda disse que estava nervosa na prova. “Sabia que seria muito difícil e com o frio a situação se complicou mais. A prova é longa e é difícil manter o aquecimento o tempo todo”, comentou. “Esta medalha é muito especial.”

Nos 5.000 metros, Altobeli Santos da Silva fez a prata ao marcar 13min54s42. Ele fez uma prova estratégica, passando as primeiras voltas nas últimas colocações. No final, com a escapada do peruano José Luís Borges antes da hora, a prova ganhou novas oportunidades.

“Ele surpreendeu todo o mundo ao sair quando faltando 600 m e fez com que todos mudassem a forma de correr. Tudo foi resolvido na última volta. Estou acostumado e estou feliz com a prata”, disse Altobeli. “Agora, tenho os 3.000 m com obstáculos no sábado e acho que posso fazer um melhor resultado.”


Altobeli Silva foi prata nos 5.000 metros (Foto: Wagner Carmo/CBAt)

O campeão foi o mexicano Fernando Martinez, com 13min53s87, com o chileno Carlos Díaz fazendo o bronze, com 13min54s43. O brasileiro Ederson Vilela Pereira também participou da prova e chegou a correr entre os primeiros no início da prova, mas acabou em sétimo lugar, com 13min58s72. 

Nas finais

O Brasil garantiu vaga na decisão dos 100 metros rasos com Paulo André Camilo de Oliveira, que marcou 10s29. Rodrigo Nascimento fez 10s27 e também passou. A grande final será realizada as 18h52 desta quarta-feira (8).

 “Espero correr melhor na final e vou torcer por uma dobradinha brasileira. Acho que a nossa classificação é histórica. Não posso reclamar do frio porque está frio para todo mundo. É difícil manter o aquecimento e aí o rendimento não é o ideal", disse Paulo André.

Ja na prova feminina, Vitória Rosa terminou em segundo lugar na sua série, com 11s40, passando para a final desta quarta-feira (7/8) a partir das 18:40. “Estou feliz porque o objetivo era me classificar para a final. Agora, é entrar confiante para tentar uma medalha”, disse na área mista. “Foi bom correr ao lado da campeã olímpica”, lembrou, referindo-se à jamaicana Elaine Thompson, vencedora da série com 11.36.

Últimas de Esportes