O Repórter

Brasil enfrenta o Peru no Maracanã em busca do título da Copa América

Por Rafael Max
07 de julho de 2019 às 07:00
Atualizada em 07 de julho de 2019 às 10:06
Compartilhe a notícia:
Pedro Martins / MoWA Press
O Brasil busca ser campeão da Copa América
O Brasil busca ser campeão da Copa América

RIO (OREPORTER.COM) - Em 1989, o Brasil entrou em campo para superar a desconfiança e levar a Copa América. Longe dos títulos desde a Copa do Mundo de 1970, a equipe verde e amarela buscou a conquista no Maracanã contra o Uruguai. Sob o comando de Romário, a vitória veio por 1 a 0 e o Brasil levou essa conquista para casa.

Trinta anos depois, o Brasil volta a sediar uma Copa América e tenta de novo superar desconfianças. A distância para o último título não chega a ser tão grande quanto em 1989 - a última vez foi em 2013, também no Maracanã, pela Copa das Confederações -. mas os resultados não tão satisfatórios nas Copas do Mundo de 2014 e 2018 aumentaram ainda mais o ceticismo do torcedor. Para que o técnico Tite ganhe um pouco mais de crédito com o torcedor, só a vitória contra o Peru interessa na grande final deste domingo (6), às 17 horas, no Maracanã.

Se em 1989 o Brasil contava com os promissores atacantes (e futuros heróis da Copa de 1994) Bebeto e Romário, em 2019 a equipe verde e amarela busca firmar seus nomes na linha de frente. Neymar está ausente por causa de uma lesão durante os amistosos preparatórios, deixando essa missão para Gabriel Jesus e Everton.

O Cebolinha foi bem na primeira fase, deixando dois gols. O jogador não balançou as redes no mata-mata e ainda teve uma atuação discretana semifinal contra a Argentina.

Quem acabou levando o time verde e amarelo para a final foi Gabriel Jesus. Na seca de gols desde 2017, o atacante desencantou justamente contra o maior rival do Brasil, com direito a um gol e uma assistência.

Alem dos dois atacantes, o Brasil ainda conta com Roberto Firmino e Philippe Coutinho, que já marcaram dois gols cada durante a competição.

Adversário

Por outro lado, o Peru é a maior surpresa na Copa América. A equipe blanquirroja aparentava ser coadjuvante e o time parecia aparentar que iria cair de qualquer maneira, principalmente após a goleada de 5 a 0 na última rodada do grupo A. O adversário foi justamente o Brasil, oponente na grande final.

Os peruanos acabaram crescendo na fase de mata-mata, desbancando dois times considerados favoritos ao título. A primeira vítima foi o Uruguai, que caiu diante da blanquirroja após perder nos pênaltis por 5 a 4. Depois, o Peru apliou uma convincente vitória sobre o Chile por 3 a 0.

E o Peru conta com Paolo Guerrero para tentar passar pela defesa brasileira. O jogador fez um dos gols na vitória sobre o Chile, chegando a dois marcados na competição. Assim, o jogador segue na briga pela artilharia da disputa.

Outro nome que também briga para chegar aos gols é Edison Flores. O meia-atacante marcou contra Bolívia e Chile, também se tornando um dos candidatos à artilharia.

O que dizem os técnicos

O técnico Tite afirmou que vai fazer a sua maior experiência, que é comandar a seleção brasileira no Maracanã. "Agora vou virar técnico de fato da seleção. Treinar no maior do mundo, no maior templo do futebol mundial. Tem nervosismo, normal, natural. Mas nada se compara ao Mundial [de 2012, com o Corinthians]", disse.

Pelo lado do Peru, Ricardo Gareca tem a difícil missão de vencer o Brasil na casa do adversário. Mas o treinador fez questão de dizer que está preparado para o desafio. "Estamos preparados para ganhar", disse o treinador, que falou sobre o trabalho da blanquirroja. "Nos sentimos bem, trabalhando muito. Os garotos estão se recuperando do jogo, isso nos dá tranquilidade. É a hora do trabalho".


Ricardo Gareca, técnico do Peru (Foto: Marcello Dias/CA2019)

Escalações

Tite ainda não revelou a escalação do Brasil, sendo que a única certeza é a ausência de Willian, lesionado após a disputa da semifinal. Na lateral-esquerda, Filipe Luís e Alex Sandro disputam a vaga.


Daniel Alves e Tite (Foto: Marcello Dias/CA2019)

Do lado peruano, a única ausência é a de Farfán, pois o jogador foi cortado para o restante da competição. De resto, Gareca deve colocar seu arsenal em campo, que incluem Guerrero e os meias Flores e Cueva. Trauco, do Flamengo, é o nome da lateral-esquerda.

FICHA TÉCNICA
BRASIL X PERU

Local: Maracanã, no Rio de Janeiro
Árbitro: Roberto Tobar (CHI)
Assistentes: Christian Schiemann (CHI) e Claudio Rios (CHI)
VAR: Julio Bascuñan (CHI)

BRASIL: Alisson; Daniel Alves, Thiago Alves, Marquinhos e Alex Sandro; Casemiro, Arthur e Philippe Coutinho; Gabriel Jesus, Firmino e Everton. Técnico: Tite

PERU: Gallese; Advíncula, Zambrano, Abram e Trauco; Tapia, Yotún, Carrillo, Cueva e Flores; Paolo Guerrero. Técnico: Ricardo Gareca

Últimas de Esportes