Quinta, 19 de Setembro de 2019

O Repórter

Deputados instituem São Jorge como padroeiro do estado do Rio

  • Compartilhar
  • Compartilhar por e-mail
  • Reportar um erro
Redação... - 18 de abril de 2019 às 21:30
Arquivo/Rafael Max/OReporter.com
São Jorge é um dos santos mais populares do Rio de Janeiro

RIO (OREPORTER.COM) - Conhecido popularmente como o "santo guerreiro", São Jorge vai passar a ser um dos símbolos do Rio de Janeiro. Nesta quinta-feira (18), o plenário da Assembleia Legislativa do Estado Rio de Janeiro (Alerj) aprovou um projeto de lei de autoria dos deputados Gustavo Schmidt (PSL) e André Ceciliano (PT), que proclama São Sorge e São Sebastião padroeiros do estado.

O texto segue para a sanção do governador Wilson Witzel. De acordo com Schmidt,  mandatário estadual se comprometeu em sancionar na íntegra.

Originalmente, a homenagem referia-se apenas a São Jorge, mas uma emenda do deputado Luiz Paulo (PSDB) incluiu São Sebastião como padroeiro. O texto prevê ainda que o governo preste, anualmente, as honras de Estado aos padroeiros dos fluminenses.

"São Jorge é um santo muito querido e respeitado pela população fluminense, não apenas pelos católicos, mas por adeptos de outras religiões, merecendo, inclusive, um feriado em sua homenagem. Pelo que me consta, o Estado do Rio não tinha um padroeiro. Portanto, é natural oficializarmos essa homenagem", afirma Gustavo Schmidt.

O mártir São Jorge é um dos santos mais populares do Rio de Janeiro. Seu dia de comemoração, 23 de abril, já é considerado como feriado no estado. Ele também é considerado o padroeiro da Inglaterra, de Portugal, da Catalunha, dos soldados e escoteiros.

Também homenageado, São Sebastião é o padroeiro do município do Rio de Janeiro. Seu dia é comemorado em 20 de janeiro.

  • Compartilhar
  • Compartilhar por e-mail
  • Reportar um erro
Deixe seu comentário
Mensagem: