O Repórter

E agora, Jesus? Convocações vão desfalcar o Flamengo em jogos do Brasileirão

Por Rafael Max
20 de setembro de 2019 às 13:45
Atualizada em 20 de setembro de 2019 às 14:27
Compartilhe a notícia:
Alexandre Vidal/Flamengo
Jorge Jesus terá que quebrar a cabeça para os próximos jogos do Flamengo
Jorge Jesus terá que quebrar a cabeça para os próximos jogos do Flamengo

RIO (OREPORTER.COM) - Convocação para uma seleção nacional certamente é motivo de alegria para jogadores e torcedores. No entanto, como o calendário da CBF não prevê pausa durante as datas-Fifa, o que está gerando dor de cabeça para quem está de olho nos compromissos do Campeonato Brasileiro e da Taça Libertadores da América.

O Flamengo teve o zagueiro Rodrigo Caio e o atacante Gabigol convocados para a seleção brasileira para os amistosos de outubro, contrta Senegal e Nigéria, nos dias 10 e 13. Portanto, o rubro-negro não terá esses jogadores para os duelos contra a Chapecoense, no dia 6, pela 23ª rodada; e contra o Atlético Mineiro, no dia 10, pela 24ª rodada. Cabe destacar que o rubro-negro está na disputa pelo título do Campeonato Brasileiro, liderando a disputa após o fechamento do 1º turno da competição.

Além de Rodrigo Caio e Gabigol, o Flamengo tem outros selecionáveia que podem desfalcar o rubro-negro nas próximas rodadas: Arrascaeta, do Uruguai, cuja seleção duela contra Peru nos dias 10 e 14; e Berrío, da Colômbia, que encara Chile e Argélia nos dias 12 e 15. Este último não é titular, mas costuma aparecer como opção frequente do técnico Jorge Jesus nas partidas do Brasileirão.

Durante a entrevista coletiva após anunciar a lista de convocados, Tite minimizou o impacto que as convocações podem trazer aos clubes para o Brasileirão:

"Estou tendo o máximo de bom senso. O calendário é muito mais decisivo numa competição de Copa do Brasil do que numa competição de pontos corridos. Há controvérsia e situações que podem ser defendidas das duas partes. Cada um busque a situação que achar melhor", disse.

Dentre os principais concorrentes ao título do Brasileirão, o Palmeiras teve apenas o goleiro Weverton como convocado na seleção brasileira. O Verdão ainda tem Gustavo Gomez, do Paraguai, como possível selecionável para a data-Fifa de outubro. Já o Santos não teve niguém chamado para a seleção brasileira, mas tem Cueva (Peru), Soteldo (Venezuela) e Derlis González (Paraguai) como possíveis convocados para esta janela de amistosos.

Cabe destacar que a janela da data-Fifa será realizada entre as duas partidas válidas pela semifinal da Libertadores da América. O Flamengo encara o Grêmio no dia 2, fora de casa, e fará o duelo de volta no dia 23, no Maracanã.

Haverá mudanças?

A questão das datas-Fifa é um problema reconhecido pela própria Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Ao assumir a presidência da entidade, Rogério Caboclo disse que não haverá sobreposição de datas das seleções com os compromissos de temporada dos clubes. No entanto, isso só deverá acontecer a partir de 2020.

"A partir de 2020 as datas-Fifa estarão livres no calendário nacional de competições. As datas dos campeonatos estaduais serão reduzidas a 16. Não são decisões fáceis, mas são inevitáveis", disse Caboclo, em abril deste ano.

Últimas de Esportes