O Repórter

Em jogo dramático, Brasil elimina o Paraguai e vai à semifinal da Copa América

Por Rafael Max
27 de junho de 2019 às 23:47
Atualizada em 28 de junho de 2019 às 02:11
Compartilhe a notícia:
Pedro Martins / MoWA Press
Gabriel Jesus acertou o último pênalti e classificou o Brasil para a semifinal
Gabriel Jesus acertou o último pênalti e classificou o Brasil para a semifinal

RIO (OREPORTER.COM) - Em um jogo dramático do início ao fim, o Brasil conseguiu a vaga na fase semifinal da Copa América. Nesta quinta-feira (27), a equipe comandada por Tite jogou em boa parte do segundo tempo com um a mais, perdeu chances e chegou a se complicar quando o dueplo foi para os pênaltis, mas a classificação veio com vitória por 4 a 3 no desempate após 0 a 0 no tempo regulamentar.

Com a bola rolando, o Paraguai tomou a iniciativa em uma chegada de Derlis, mas Alisson ficou com a redonda. O Brasil foi dominando nos minutos seguintes, ficando mais com a bola. Gatito, porém, não permitiu as tentativas de Firmino e Everton.

No decorrer da primeira etapa, o Brasil tentou procurar o gol. Aos 22 minutos, Coutinho acionou Firmino, que não conseguiu finalizar, deixando a bola com Gatito. O Paraguai respondeu aos 28, com tentativa de Derlis para a defesa de Alisson. 

Depois, o time verde e amarelo teve muitas dificuldades para encontrar a meta adversária. Quando achava, a redonda ficava com o goleiro Gatito Fernández. Aos 39, Coutinho tentou rasteiro, mas a bola ficou com o goleiro. Por fim, a equipe mandante tocou a bola, continuou com uma atuação abaixo do nível e saiu de campo para o intervalo com 0  a 0 e sob vaias da torcida.

Na segunda etapa, o Brasil tentou fazer diferente. A equipe passou a arriscar mais, só que isso transformou a partida em um drama, pois foram muitas chances perdidas. Aos sete, Arthur chutou para fora. Já aos 12, o Brasil conseguiu um pênalti em uma falta em cima de Firmino, mas o lance foi revisto pela arbitragem que deu uma falta de fora da área. Em compensação, Balbuena acabou expulso. A cobrança, em boa posição, foi com Daniel Alves chutando para Gatito desviar.

Depois, um festival de chances perdidas. Aos 18, Thiago Silva arriscou de longe para mais uma defesa de Gatito. O goleiro paraguaio impediu outra tentativa brasileira aos 24, com chute de Arthur. Chance incrível perdida veio aos 28, quando Everton cruzou, Coutinho fez o cabeceio, e Jesus chutou para fora quando estava bem perto do gol. Aos 30, Firmino cabeceou para fora.

Aos 42, Gatito parou a cabeçada de Alex Sandro. A equipe perde e amarela ficou pertinho do gol aos 44, mas Firmino acertou a trave. Na última tentativa, aos 51, Coutinho chutou para perto do gol adversário.

Nos pênaltis, Alisson brilhou ao defender o pênalti de Gustavo Gómez. O jogo seguiu com vantagem brasileira até que Firmino errou o chute. Para a sorte brasileira, Derlis também falhou na cobrança. Assim, Gabriel Jesus salvou a pátria e deu a classificação para o Brasil.

O Brasil volta a jogar nas semifinais contra o vencedor do jogo entre Venezuela e Argentina. A partida está marcada para o dia 2 de julho, no Mineirão.

FICHA TÉCNICA
BRASIL 0 (4) X 0 (3) PARAGUAI

Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre-RS
Árbitro: Roberto Tobar (Chile)
Assistentes: Christian Schiemann (Chile) e Claudio Rios (Chile)
VAR: Julio Bascuñan (CHI) auxiliado por Piero Maza (CHI) e Nicolas Tarán (URU).

Cartões amarelos: Filipe Luís, Roberto Firmino, Arthur (Brasil) Arzamendia, Piris, Alonso (Paraguai)
Cartão vermelho: Balbuena (Paraguai)

BRASIL: Alisson, Daniel Alves (Lucas Paquetá), Thiago Silva, Marquinhos e Filipe Luís (Alex Sandro); Arthur, Allan (Willian) e Philippe Coutinho; Everton, Gabriel Jesus e Roberto Firmino. Técnico: Tite

PARAGUAI: Gatito Fernández, Iván Piris, Balbuena, Gustavo Gómez e Alonso; Richard Sánchez (Escobar), Ortiz, Pérez (Rodrigo Rojas) e Arzamendia (Valdez), Almirón e Derlis González. Técnico: Eduardo Berizzo

Últimas de Esportes