O Repórter

Romaria de Trindade (GO) atraiu mais de 3 milhões de fiéis

Por Redação...
08 de julho de 2019 às 09:30
Atualizada em 08 de julho de 2019 às 15:11
Compartilhe a notícia:
Divulgação
A Romaria de Trindade foi encerrada com procissão
A Romaria de Trindade foi encerrada com procissão

TRINDADE, GO (OREPORTER.COM) - Um dos maiores eventos religiosos do Brasil, a Romaria de Trindade foi encerrada neste domingo (7) com um grande comparecimento de fiéis. Segundo dados da Associação dos Filhos do Pai Eterno (Afipe), 3,2 milhões de pessoas passaram pelo município goiano em dez dias de festividades.

A Romaria é dedicada ao Divino Pai Eterno, devoção que existe há mais de um século. Tudo começou em 1840, quando um casal encontrou um medalhão de barro com a imagem da Santíssima Trindade. Desde então, a imagem atraiu visitantes e milagres foram atribuídos à devoção. Hoje há o Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, templo católico tem recebe grande número de visitantes o ano todo.

Em 2020, essa devoção completará 180 anos. Neste domingo, foi lançado o Ano Jubilar por cusa da data e um selo comemorativo foi lançado. A imagem foi feita a partir da gravura do artista goiano Silvio Morais, representando o medalhão achado pelo casal Constantino e Ana Rosa Xavier.

Ao longo dos dez dias foram realizadas 139 missas, 45 novenas, 18 orações do terço e 11 procissões, além de centenas de batizados e confissões, alvoradas e vigílias. Também aconteceram desfiles e encontros tradicionais, como os de foliões, carreiros e cavaleiros, que há anos representam as raízes regionais. O tema da Romaria foi “Sede santos como vosso Pai é Santo”, inspirada na Exortação Apostólica do Papa Francisco chamada “Gaudete et Exsultate” (Alegrai-vos e exultai!).

O encerramento da Romaria de Trindade foi marcada pela Procissão Luminosa e a missa de encerramento realizada na Praça do Santuário Basílica.

Últimas de Brasil