O Repórter

93% dos brasileiros condenam ataque em Brasília, diz Datafolha

Para 55% dos entrevistados, Bolsonaro teve responsabilidade

Por Agência Ansa
12 de janeiro de 2023 às 07:58
Atualizada em 12 de janeiro de 2023 às 08:00
Compartilhe a notícia:
EPA
Ataques às sedes dos Três Poderes deixaram um rastro de destruição em Brasília.
Ataques às sedes dos Três Poderes deixaram um rastro de destruição em Brasília.

SÃO PAULO - Uma pesquisa do instituto Datafolha apontou que 93% dos brasileiros condenam os atos antidemocráticos protagonizados no último domingo (8) por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

O levantamento foi realizado ao longo desta semana e teve a participação de 1.214 pessoas de todo o país. As entrevistas foram feitas através de ligações para celulares. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou menos.

Além da parcela que condenou a depredação dos prédios do Congresso Nacional, do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Palácio do Planalto, 3% dos entrevistados opinaram que são favoráveis ao ataque, já 2% confirmaram que ficaram indiferentes ao ocorrido.

Em outro recorte da pesquisa, 55% dos participantes consideraram que o ex-mandatário teve responsabilidade pelos ataques às sedes dos Três Poderes.

Para 38% dos brasileiros que foram ouvidos, Bolsonaro teve muita responsabilidade pelo quebra-quebra em Brasília; já para 17%, o ex-presidente teve um pouco de culpa. Por outro lado, 39% disseram que ele não teve responsabilidade, e 6% não souberam responder.

A pesquisa também mostrou que 46% das pessoas ouvidas acham que todos os envolvidos na insurreição dos bolsonaristas mais radicais deveriam ser detidos, enquanto 15% considera que a maioria precisaria parar atrás das grades.

O ataque em Brasília causou inúmeros danos, pois os vândalos destruíram obras de arte, objetos históricos, móveis, vidraças e até roubaram armas. Ao todo, mais de mil pessoas foram detidas em função do caso.

Como consequência do episódio, o ministro do STF Alexandre de Moraes afastou por 90 dias o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, e decretou a prisão de Anderson Torres, antigo secretário de Segurança do DF.

Últimas de Brasil