O Repórter

Jogo entre Brasil e Argentina é suspenso após ação da Anvisa

Por Redação..
05 de setembro de 2021 às 16:20
Atualizada em 05 de setembro de 2021 às 17:38
Compartilhe a notícia:
Divulgação/CBF
Um dos quatro jogadores que passaram pela Inglaterra, Lo Celso estava em campo no momento da paralisação
Um dos quatro jogadores que passaram pela Inglaterra, Lo Celso estava em campo no momento da paralisação

SÃO PAULO (OREPORTER.COM) - Agentes da Anvisa interromperam na tarde deste domingo (5) a partida entre Brasil e Argentina, válida pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. Segundo o órgão, quatro jogadores argentinos que estão na Neo Química Arena, local do jogo, não poderiam estar atuando por terem passado pela Inglaterra. Eles deveriam estar cumprindo um período obrigatório de quarentena de 14 dias. Os argentinos decidiram abandonar o jogo.

A confusão começou ainda nesta manhã, quando a Anvisa avisou à AFA, a confederação de futebol da Argentina, que os atletas Lo Celso, Emiliano Martínez, Cristian Romero e Buendía deveriam ser deportados do país e não poderiam atuar, já que teriam omitido às autoridades sobre uma passagem pelo Reino Unido, um dos três países onde as pessoas deveriam cumprir quarentena obrigatória quando entrassem no Brasil.

Segundo informações iniciais, no momento em que autoridades brasileiras teriam chegado ao hotel onde a Argentina estava para comunicar o retorno imediato dos quatro jogadores ao aeroporto, a delegação teria se fechado e afirmado que, caso os atletas não fossem a campo, a seleção não jogaria. A CBF teria intercedido junto ao governo brasileiro e o jogo teria sido confirmado com a delegação completa, fato, entretanto, negado mais tarde pelo presidente em exercício da confederação brasileira, Ednaldo Rodrigues, que ressaltou não ter acontecido qualquer participação da entidade no caso: "Em momento algum qualquer integrante da CBF tentou resolveu o problema. Não entramos em questão sanitária. Não é da nossa responsabilidade", declarou.

No entanto, não foi isso que aconteceu. Quando a partida já havia começado, com cerca de 4 minutos do primeiro tempo, um enorme tumulto começou no lado de fora do campo. Agentes da Anvisa chegaram e, embora algumas pessoas tenham tentado impedir, entraram em campo para pausar o jogo. Chegou a acontecer um princípio de confusão entre alguns atletas argentinos e os agentes, porém, o delegado do jogo comunicou ao trio de arbitragem que retornasse ao vestiário para aguardar a questão ser resolvida.

De acordo com o diretor-presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres, em entrevista à TV Globo, uma lei sanitária estava sendo descumprida e não haveria condições da partida acontecer com esses quatro jogadores: "Chegamos nesse ponto porque tudo aquilo que a Anvisa orientou, desde o primeiro momento, não foi cumprido. Eles tiveram orientação para permanecer isolados para aguardar a deportação. Mas não foi cumprido. Eles se deslocam até o estádio, entram em campo, há uma sequência de descumprimentos", ressaltou.

Em nota, a Anvisa ressaltou que os jogadores mentiram ao preencher os papéis na chegada ao Brasil e não indicar a passagem pela Inglaterra. O órgão determina que o Governo de São Paulo isole os quatro jogadores para seguir no protocolo de extradição.

Por volta das 16h50, a Argentina iniciou o procedimento para deixar o estádio. O diretor de seleções da CBF, Juninho Paulista, avisou aos jogadores que a partida não continuaria na data de hoje. O técnico Tite, então, decidiu realizar um treinamento no local.

Segundo a Conmebol, o árbitro ouviu as autoridades e decidiu cancelar o jogo. A entidade ressalta, ainda, que caberá à Fifa tomar uma decisão sobre o que acontecerá com o duelo.

Últimas de Esportes