O Repórter

¨A imprensa livre é um dos pilares da nossa democracia¨, diz presidente do STF

Em comemoração ao Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, Luiz Fux saudou profissionais do setor

Por OREPORTER.COM
04 de maio de 2022 às 15:58
Atualizada em 04 de maio de 2022 às 16:00
Compartilhe a notícia:
divulgação / STF

BRASÍLIA - O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Luiz Fux, celebrou, nesta quarta-feira (4), o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, comemorado ontem, 3 de maio. "A imprensa livre é um dos pilares da nossa democracia", afirmou, na abertura da sessão plenária desta quarta-feira.

Em nome do Tribunal, o presidente cumprimentou jornalistas de todo o país, com destaque para quem cobre diariamente a Suprema Corte, bem como profissionais de cinegrafia, fotografia, edição e redação. Segundo ele, o empenho na produção e na divulgação de notícias voltadas a informar a sociedade propiciam “sua autodeterminação, suas escolhas e sua formação de juízo de valor".

Como forma de valorização e de defesa da imprensa livre, o presidente do Supremo anunciou a abertura, nesta quinta-feira (5), a exposição “Liberdade e Imprensa – o papel do Jornalismo na Democracia Brasileira”, promovida pela Associação Nacional de Jornais (ANJ) no Museu do STF.

Até o dia 4/7, estarão expostos anúncios publicados nos últimos anos sobre combate à desinformação, tanto nas eleições quanto durante a pandemia da covid-19, e sobre a importância do jornalismo para a construção do país. Segundo a ANJ, em tempos de desinformação e fake news, o jornalismo profissional nunca foi tão importante. A entidade destaca a importância de realizar a mostra nas dependências do STF, o guardião da Constituição Federal, e lembra que imprensa livre e democracia são inseparáveis.

Últimas de Brasil