O Repórter

Alec Baldwin é formalmente acusado por homicídio culposo

Ator estava 'distraído' ao manusear arma que matou Hutchins

Por Agência Ansa
01 de fevereiro de 2023 às 09:37
Atualizada em 01 de fevereiro de 2023 às 09:40
Compartilhe a notícia:
EPA
Alec Baldwin estava 'distraído' e assumiu riscos de matar por apontar arma em set de filmagem.
Alec Baldwin estava 'distraído' e assumiu riscos de matar por apontar arma em set de filmagem.

WASHINGTON - O ator Alec Baldwin, 64 anos, foi formalmente acusado de homicídio culposo, quando não há intenção de matar, na noite desta terça-feira (31), no processo que investiga a morte da diretora de fotografia Halyna Hutchins no set de filmagem do longa "Rust".

A acusação da Procuradoria de Santa Fé, no estado do Novo México, onde estava localizada a área de gravação, ainda processa a responsável pelas armas usadas na filmagem, Hannah Gutierrez-Reed, pelo mesmo crime.

Um dos investigadores do caso, Robert Shilling, afirmou em relatório que Baldwin estava "distraído" ao manusear o Colt .45, falando ao celular com familiares, e que se os protocolos de segurança tivessem sido seguidos, "a tragédia não teria ocorrido".

"Esse desvio imprudente dos padrões recomendados, das praxes e dos protocolos foi a causa direta do disparo fatal. Baldwin sabia que a primeira regra de segurança das armas é nunca apontar uma pistola contra alguém que você não pretende acertar", acrescentou ainda Shilling.

Tanto Baldwin como Gutierrez-Reed podem pegar de 18 meses a cinco anos de prisão se forem considerados culpados pelo crime.

Já no caso do assistente de direção de "Rust", David Halls, que se declarou culpado pelo uso negligente de arma letal, o acordo feito com a Procuradoria foi aceito e ele não deve ser condenado à prisão em regime fechado - ficando por seis meses sob liberdade vigiada.

O incidente ocorreu no dia 21 de outubro de 2022 durante as gravações do longa no Novo México e, além da morte de Hutchins, a bala disparada ainda feriu o diretor Joel Souza. O revólver deveria ter apenas balas de festim, mas contava com munição real, e segundo os procuradores, o incidente ocorreu durante um treinamento para uso de armamentos.

Últimas de Mundo