O Repórter

Alexandre de Moraes afasta o governador do Distrito Federal por 90 dias

Ministro do STF entendeu que Ibaneis Rocha foi conivente com golpistas que invadiram e depredaram sedes dos três poderes

Por OREPORTER.COM
09 de janeiro de 2023 às 01:06
Atualizada em 09 de janeiro de 2023 às 01:20
Compartilhe a notícia:
José Cruz / Agência Brasil
Ibaneis Rocha está afastado das funções de governador por 90 dias.
Ibaneis Rocha está afastado das funções de governador por 90 dias.

BRASÍLIA - Ainda na madrugada desta segunda-feira(9), o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, decidiu afastar o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, das funções do cargo por 90 dias.

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu na madrugada desta segunda-feira (9) afastar o governador do Distrito Federal do cargo por 90 dias.

A decisão foi tomada após análise um pedido do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e da Advocacia-Geral da União e também por conta das consequências da invasão de vândalos, apoiadores de Bolsonaro, que invadiram as sedes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e provocarem uma intensa destruição do patrimônio público e ameaças à democracia.

“A escalada violenta dos atos criminosos resultou na invasão dos prédios do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal, com depredação do patrimônio público, conforme amplamente noticiado pela imprensa nacional, circunstâncias que somente poderiam ocorrer com a anuência, e até participação efetiva, das autoridades competentes pela segurança pública e inteligência, uma vez que a organização das supostas manifestações era fato notório e sabido, que foi divulgado pela mídia brasileira", escreveu Moraes na decisão.

O ministro afirmou ainda que os ataques aos prédios e às instituições da República foram "desprezíveis" e não ficarão impunes.

Com a decisão, Ibaneis precisa deixar o cargo imediatamente, assim que for oficialmente notificado. Quem assume é a vice-governadora do DF, Celina Leão (PP).

Mais cedo, Ibaneis Rocha havia pedido desculpas pelos atos antidemocráticos que não conseguiu conter.

Últimas de Brasil