O Repórter

Após quase 2 dias, Itamaraty felicita Petro por vitória

Ministério desejou ¨êxito¨ ao presidente eleito

Por Agência Ansa
21 de junho de 2022 às 12:37
Atualizada em 21 de junho de 2022 às 12:45
Compartilhe a notícia:
EPA

SÃO PAULO - O Ministério das Relações Exteriores do Brasil parabenizou nesta terça-feira (21) o senador de esquerda Gustavo Petro por sua vitória nas eleições presidenciais da Colômbia.

O comunicado do Itamaraty chega quase dois dias após a confirmação do resultado do pleito e em meio à recusa do presidente Jair Bolsonaro em felicitar pessoalmente seu futuro colega.

"O governo brasileiro congratula o senador Gustavo Petro por sua eleição à presidência da Colômbia. Ao desejar ao presidente eleito êxito no desempenho de suas funções, o governo brasileiro reafirma seu compromisso com a continuidade e o aprofundamento das relações bilaterais com a Colômbia, com vistas ao bem-estar, prosperidade, democracia e liberdade de nossos povos", diz a nota do Ministério das Relações Exteriores.

Na última segunda-feira (20), em conversa com apoiadores em Brasília, Bolsonaro comentou o desfecho da eleição na Colômbia, mas sem parabenizar o vencedor.

"É um ex-guerrilheiro do MIR, é o movimento de esquerda revolucionária", limitou-se a dizer o presidente, confundindo a organização chilena MIR com a colombiana M-19, da qual Petro fazia parte na juventude.

Primeiro esquerdista eleito presidente na Colômbia, Petro foi parabenizado por líderes de toda a América e também já conversou por telefone com o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken.

Últimas de Política