O Repórter

Biden visita Coreia do Sul e reforça aliança militar

Americano também ofereceu vacinas para a Coreia do Norte

Por Agência Ansa
21 de maio de 2022 às 18:58
Atualizada em 21 de maio de 2022 às 18:59
Compartilhe a notícia:
EPA
Americano também ofereceu vacinas para a Coreia do Norte
Americano também ofereceu vacinas para a Coreia do Norte

ROMA - O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, se reuniu neste sábado com seu homólogo sul-coreano, Yoon Suk-yeol, para reforçar sua aliança militar e econômica e debater várias questões, incluindo os programas nucleares da Coreia do Norte.

No segundo dia de sua viagem pela Ásia, Biden chegou ao novo gabinete presidencial no distrito central de Yongsan, capital sul-coreana, e foi recebido por Yoon.

Os dois líderes "concordaram em iniciar discussões" sobre a expansão "do escopo de exercícios militares combinados e treinamento em toda a península coreana", de acordo com o comunicado conjunto divulgado no final da cúpula.

A medida visa desencorajar a ameaça nuclear de Pyongyang em um momento em que há pouca esperança de se engajar em uma verdadeira diplomacia. De acordo com os serviços de inteligência sul-coreanos, o regime de Kim Jong-un se preparava para realizar um teste nuclear.

Outro tema debatido entre Biden e Yoon foi a crise sanitária enfrentada pela Coreia do Norte, tendo em vista que boa parte da população do país não foi imunizada contra a Covid-19.

"Oferecemos vacinas contra o Covid-19 à Coreia do Norte, mas não recebemos uma resposta", disse o presidente dos EUA, na entrevista coletiva.

Em relação a um encontro com o líder norte-coreano, Biden enfatizou que tudo dependerá se ele for "sincero e sério".

Além disso, Estados Unidos e Coreia do Sul reafirmaram "a importância de preservar a paz e a estabilidade no Estreito de Taiwan". A decisão pode provocar uma dura reação da China, que reivindica soberania na ilha e que considera os acontecimentos ligados à Taiwan como "questões internas".

Mais cedo, Biden visitou o Cemitério Nacional de Seul para prestar homenagem aos soldados mortos.

Últimas de Mundo