O Repórter

China simula ataque a Taiwan em exercício militar

Ação ainda é resposta à visita de Nancy Pelosi à ilha

Por Agência Ansa
06 de agosto de 2022 às 11:52
Atualizada em 06 de agosto de 2022 às 11:56
Compartilhe a notícia:
Comando Oriental da China /via Reuters
Comando Oriental da China dispara mísseis em direção às aguás próximas a Taiwan durante exercícios militares na quinta-feira (4).
Comando Oriental da China dispara mísseis em direção às aguás próximas a Taiwan durante exercícios militares na quinta-feira (4).

PEQUIM - O Ministério da Defesa de Taiwan disse neste sábado (6) que a China simulou ataques contra a ilha no terceiro dia de exercícios militares na região.

De acordo com o governo taiwanês, aviões e navios de guerra chineses atravessaram a linha mediana do Estreito de Taiwan, em uma aparente simulação de ataque contra a capital Taipei.

O Exército de Taiwan respondeu com alarmes de rádio e o envio de patrulhas aéreas e navios militares, além de ter deslocado sistemas de mísseis terrestres.

Os exercícios realizados pela China são uma resposta à visita da presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, à ilha, entre 2 e 3 de agosto.

Segundo Pequim, a missão da democrata foi um "encorajamento" para os que defendem a independência de Taiwan e uma violação dos EUA à política da "China Única".

A Casa Branca diz que não se envolveu na viagem, mas o governo chinês, que já falou várias vezes em "reunificar Taiwan", suspendeu uma série de cooperações bilaterais com os Estados Unidos.

Últimas de Mundo