O Repórter

Cineasta Breno Silveira morre em Pernambuco

Ele trabalhava quando teve um mal súbito e não resistiu

Por OREPORTER.COM
14 de maio de 2022 às 13:31
Atualizada em 14 de maio de 2022 às 13:33
Compartilhe a notícia:
divulgação
Breno Silveira no set da série ¨Dom¨
Breno Silveira no set da série ¨Dom¨

RIO - O cineasta Breno Silveira, que dirigiu sucessos como 'Dois Filhos de Francisco' e 'Gonzaga: de pai para filho', morreu na manhã deste sábado (14) aos 58 anos. Ele estava filmando no interior de Pernambuco quando teve um mal súbito. A informação foi confirmada pela Conspiração Filmes, produtora da qual Breno era sócio.

O cineasta se formou pela École Louis Lumière, de Paris, e teve sua primeira experiência como diretor de fotografia no longa “Carlota Joaquina: Princesa do Brasil”, em 1995.

Em 2000, foi diretor de fotografia do filme “Eu Tu Eles”, filme que chegou a ser selecionado para participar da mostra Um Certo Olhar, do Festival de Cannes.

Em 2005, estreou no cinema dirigindo “Dois Filhos de Francisco”, o filme mais assistido daquele ano com mais de 5 milhões de espectadores. O longa chegou a obter o posto de maior sucesso do cinema nacional desde a chamada retomada do setor, batendo ''Carandiru'', de Hector Babenco.

A história da dupla de sucesso Zezé Di Camargo e Luciano recebeu mais dez indicações ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, inclusive na categoria de melhor filme. Levou a melhor em quatro categorias.

Outras produções famosas de Breno Silveira são “Gonzaga: de pai para filho” (2012) e "Era uma vez" (2008).

Últimas de Cultura