O Repórter

Comlurb garante megaoperação de limpeza para os blocos de rua

Por OREPORTER.COM
19 de janeiro de 2024 às 15:09
Atualizada em 19 de janeiro de 2024 às 15:13
Compartilhe a notícia:
divulgação
A Comlurb contará com um efetivo de cerca de 300 garis em cada megabloco.
A Comlurb contará com um efetivo de cerca de 300 garis em cada megabloco.

RIO - A Comlurb preparou uma megaoperação de limpeza para o início da passagem dos megablocos neste fim de semana, na Avenida Primeiro de Março, no Centro, com concentração a partir das 7h, com cerca de 300 garis, tanto no sábado (20), com o Carrossel de Emoções, quanto no domingo (21), com o Chá da Alice.

Serão disponibilizados 600 contêineres na área de concentração e no percurso das agremiações para que o público possa fazer o descarte correto de seus resíduos. Este ano, a Comlurb contará com 2 mil litros de essência de eucalipto concentrada – ano passado eram 800 litros -, doados pela Riotur, para deixar os pontos de passagem dos blocos com cheirinho agradável após a lavagem das vias com água de reuso.

O trabalho das equipes operacionais da Comlurb é realizado nas vias principais em que os blocos desfilam e em todo o entorno, incluindo as vias de acesso e ruas adjacentes, com os serviços de varrição, esvaziamento de papeleiras e contêineres e remoção de resíduos. A manutenção é realizada antes, durante e após a passagem de cada bloco, incluindo a limpeza modo arrastão.

O planejamento operacional prevê a limpeza em todos os blocos, de todas as regiões da cidade, com protocolo diferenciado de acordo com a expectativa de frequentadores de cada agremiação. Para blocos especiais, com público estimado acima de 80 mil pessoas, serão até 40 garis e instalados 250 contêineres. Para os demais blocos menores serão de 10 a 30 garis e de 10 a 50 contêineres.

MAIS DE 2 MIL GARIS NA RUA

Durante o carnaval, a Comlurb vai colocar nas ruas um efetivo total de 2.450 garis nos dias com o maior número de blocos. Serão disponibilizados até mil contêineres de 240 litros e até 700 caixas metálicas de 1.200 litros por dia, nas áreas de concentração das agremiações. Em relação a veículos, serão postos em operação até 57 caminhões compactadores, 16 basculantes, oito varredeiras de grande porte e 18 pipas d’água e 19 vans lava jato para lavagem das vias com água de reuso. Entre os equipamentos, serão utilizados diariamente até 90 sopradores, 40 pulverizadores costais e 18 varredeiras de médio porte.

JOGAR LIXO NA RUA DÁ MULTA

Equipes do Lixo Zero estarão nas ruas durante todo o Carnaval. Quem for flagrado pela fiscalização urinando em via pública será autuado no artigo 103 A, da Lei de Limpeza Urbana, e receberá uma multa no valor atual de R$ 773,65. Já quem for pego jogando pequenos resíduos nas ruas, como latas de bebidas, copos e garrafas descartáveis, guimbas de cigarro e pequenas embalagens de lanches, será multado em R$ 282,38, de acordo com o Art. 82.

Últimas de Carnaval Brasil