O Repórter

Comlurb monta esquema de limpeza para ensaios no Sambódromo e blocos de rua

Por OREPORTER.COM
22 de janeiro de 2023 às 03:32
Atualizada em 22 de janeiro de 2023 às 03:37
Compartilhe a notícia:
divulgação
A Comlurb vai atuar na limpeza do lado de fora do Sambódromo, no entorno e áreas de acesso em três turnos.
A Comlurb vai atuar na limpeza do lado de fora do Sambódromo, no entorno e áreas de acesso em três turnos.

RIO - A Comlurb preparou uma nova operação especial de limpeza para o segundo fim de semana de ensaios técnicos das escolas de samba no Sambódromo. Neste domingo (22/1), pelo Grupo Especial, desfilam Imperatriz Leopoldinense e Unidos da Tijuca.

A Companhia vai atuar na limpeza do lado de fora do Sambódromo, no entorno e áreas de acesso em três turnos, antes, durante e depois do evento. A pré-limpeza será feita por 15 garis. Uma equipe com 34 garis entra às 15h e outra, com 42 garis, começa a trabalhar a partir da meia-noite. Os profissionais de limpeza vão atuar com o apoio de um caminhão compactador e dois caminhões satélites. Os garis farão a limpeza dos logradouros, lavagem de pontos críticos, com água de reuso, e a remoção de resíduos.

Blocos de rua

A Comlurb também preparou um esquema especial de limpeza para o primeiro fim de semana de carnaval de rua, com as apresentações dos blocos oficiais pela cidade. Este ano a Riotur autorizou a participação de 415 blocos com 456 desfiles, em todas as regiões da cidade.

Neste domingo (22/1), vão sair o Pega Rex, em Ipanema, e a Banda da Saens Peña, na Tijuca. A Companhia vai atuar com 20 garis nos quatro pontos. A lavagem hidráulica das vias com água de reuso será realizada com quatro pipas d’água e quatro vans motobomba. Cada um dos locais contará com dez contêineres para que os frequentadores possam fazer o descarte correto de seus resíduos.

A presença da Comlurb nas ruas, desde os pontos de concentração até a dispersão de cada bloco, garante a limpeza dos espaços públicos para permitir que os foliões se divirtam com tranquilidade. A Companhia trabalha com um protocolo operacional para os desfiles, de acordo com a expectativa de frequentadores de cada agremiação.

O trabalho das equipes operacionais da Comlurb é realizado nas vias principais em que os blocos desfilam e em todo o entorno, incluindo as vias de acesso e ruas adjacentes, com os serviços de varrição, esvaziamento de papeleiras e contêineres e remoção de resíduos. A manutenção é realizada antes, durante e após a passagem de cada bloco, incluindo a “limpeza modo arrastão”.

Com a expectativa de contar com cinco milhões de pessoas brincando nas ruas em 2023, a Comlurb preparou uma megaoperação de limpeza para a passagem dos blocos, com até 2.450 garis nos dias com o maior número de blocos nas ruas.

Multas

A Comlurb alerta que, durante todo o período de ante do Carnaval e durante o Carnaval, quem for flagrado pela fiscalização do Lixo Zero urinando em via pública será autuado e receberá uma multa no valor de R$ 748,21. Já a multa para quem for pego jogando pequenos resíduos nas ruas, como latas de bebidas, copos e garrafas descartáveis, guimbas de cigarro e pequenas embalagens de lanches será de R$ 273,09.

Últimas de Carnaval Brasil