O Repórter

Corpo de Elizabeth II chega ao Westminster Hall para velório

Público poderá se despedir da rainha por 4 dias antes de funeral

Por Agência Ansa
14 de setembro de 2022 às 12:01
Atualizada em 14 de setembro de 2022 às 12:03
Compartilhe a notícia:
EPA
Cortejo do palácio ao Westminster Hall foi cheio de ritos históricos.
Cortejo do palácio ao Westminster Hall foi cheio de ritos históricos.

LONDRES - O corpo da rainha Elizabeth II foi levado do Palácio de Buckingham, residência oficial da monarquia, até o Westminster Hall nesta quarta-feira (14) em um cortejo repleto de simbolismos e da longa tradição da realeza britânica. A partir das 17h (13h no horário de Brasília), o velório será aberto ao público.

O cortejo, acompanhado por milhares de pessoas pelas ruas, entre os dois locais durou 38 minutos e foi seguido a pé pelos filhos de Elizabeth II - o rei Charles III, Anne, Edward e Andrew - e pelos filhos do novo monarca, William e Harry. O corpo da rainha foi levado de carruagem até o destino final.

Já a rainha consorte Camilla, a princesa de Gales, Kate, e a esposa de Harry, Meghan Markle, foram de carro até o local do velório - conforme manda a tradição da cerimônia.

A partir de agora, o corpo da rainha permanecerá no Westminster Hall em velório público até o domingo (18). É esperado que até um milhão de pessoas participem da última etapa da despedida.

Na segunda-feira (19), será realizado o funeral de Estado, em data definida como feriado nacional, e Elizabeth II será sepultada no Castelo de Windsor, mais precisamente na Capela Memorial George VI, ao lado do túmulo do pai.

A cerimônia será transmitida pela TV e deve ser acompanhada presencialmente por cerca de 500 representantes internacionais, incluindo reis, rainhas, presidentes e chefes de governo.

Últimas de Mundo