O Repórter

Dois milhões de britânicos devem se despedir da rainha

Funeral real deve atrair audiência de 4 bilhões de telespectadores no mundo

Por OREPORTER.COM
18 de setembro de 2022 às 07:01
Atualizada em 18 de setembro de 2022 às 07:26
Compartilhe a notícia:
PA
Britânicos se preparam com barracas e tentam garantir o melhor lugar para acompanhar o funeral da rainha.
Britânicos se preparam com barracas e tentam garantir o melhor lugar para acompanhar o funeral da rainha.

LONDRES - Mais de dois milhões de pessoas são esperadas em Londres para acompanhar o funeral da rainha Elizabet II. Na TV, a audiência estimada é de quatro bilhões de telespectadores pelo mundo. As estimativas foram publicadas pélo jornal britânico The Sun.

O funeral de Elizabeth II, a rainha mais longeva da história do Reino Unido, está previsto para começar às 11h (local) desta segunda-feira (19).

Os preparativos para a despedida final da monarca também desencadeou a maior operação de segurança já realizada no Reino Unido, com mais de 15mil policiais de plantão.

No sábado, o rei Charles III visitou o QG de Operações Especiais do Met em Lambeth, sul de Londres , onde os oficiais estão planejando como será a operação do funeral.

Ele disse que era “encorajador” que tudo acontecesse como planejado, acrescentando: “É bom saber onde tudo acontece. Este é o centro absoluto, não é?”

Centenas de pessoas já se mobilizavam para acompanhar o funeral e montavam acampamento perto do Palácio de Buckingham para garantir posições privilegiadas para o cortejo.

Só em Londres, são esperadas mais de 2 milhões de pessoas.

Esquema de segurança nunca visto antes

A polícia de Londres prepara um esquema de segurança sem precedentes para o funeral de Estado da Rainha Elizabeth II, na segunda-feira (19).

Entre os policiais de plantão estarão mergulhadores, adestradores de cães, policiais montados, batedores de motocicletas e oficiais de armas de fogo.

Soldados disfarçados do SAS estarão lá, com Forças Especiais preparadas para isolar Londres no caso de um grande incidente, enquanto uma zona de exclusão aérea será estabelecida.

A maior audiência das TVs de todos os tempos


Espera-se que mais da metade da população mundial assista ao funeral de estado – o primeiro na Grã-Bretanha desde o de Sir Winston Churchill em 1965. Especialistas estimam que a audiência das TVs espalhadas pelo mundo alcance 4 bilhões de telespectadores

A despedida da rainha nesta segunda-feira deve atrair mais audiência do que o momento em que Muhammad Ali acendeu a tocha olímpica na cerimônia de abertura de Atlanta – assistida por 3,6 bilhões em todo o mundo ou a transmissão do funeral da princesa Diana em 1997, que foi visto por 2,5 bilhões de pessoas.

No Reino Unido, a cobertura televisiva de amanhã pode quebrar o recorde histórico de 32,3 milhões de pessoas que viram a Inglaterra vencer a Copa do Mundo de 1966 .

Últimas de Mundo