O Repórter

EUA anunciam novas sanções contra petroquímicas do Irã

Empresas atuam no transporte ou na venda de petróleo e derivados

Por Agência Ansa
01 de agosto de 2022 às 17:29
Atualizada em 01 de agosto de 2022 às 17:34
Compartilhe a notícia:
EPA
Empresas sancionadas estão envolvidas no transporte, logística ou venda de petróleo e derivados ao leste da Ásia.
Empresas sancionadas estão envolvidas no transporte, logística ou venda de petróleo e derivados ao leste da Ásia.

WASHINGTON - O secretário norte-americano de Estado, Antony Blinken, anunciou nesta segunda-feira (1º) uma nova rodada de sanções contra seis empresas petroquímicas do Irã acusadas de ajudar no transporte ou na venda de petróleo e derivados para o leste da Ásia.

Segundo o Departamento de Tesouro, as companhias são a Pioneer Ship Management e a Golden Warrior Shipping - que participaram do transporte e da gestão logística - e outras quatro empresas "utilizadas pela Iranian Gulf Petrochemical Industry Commercial para facilitar a venda de milhões de dólares de petróleo e produtos petroquímicos".

A nota ainda ressalta que o Tesouro "segue comprometido" em retomar o acordo nuclear com Teerã, assinado em 2015 e que o então presidente Donald Trump saiu em 2018, mas que enquanto houver descumprimento de cláusulas do pacto, as sanções continuarão a ser impostas.

As negociações para o retorno dos EUA ao acordo - que conta ainda com os membros do Conselho de Segurança das Nações Unidas e a Alemanha - se arrastam há mais de um ano. Enquanto isso, Teerã afirma que o descumprimento das normas acordadas ocorre por conta da retomada das sanções norte-americanas.

----------
Quer ficar por dentro das notícias do Brasil e do Mundo? Vem com a gente! Estamos no Facebook, Twitter, Instagram e Youtube. Siga-nos, compartilhe o nosso conteúdo e tenha notícia em tempo real aonde você estiver.

Últimas de Mundo