O Repórter

Festa da Independência tem Bolsonaro, Lula, Ciro e Tebet atrás votos na Bahia

Candidatos do PT, PDT e MBD participam de desfile cívico. Presidente, que é pré-candidato à reeleição pelo PL, faz ato na orla da cidade.

Por OREPORTER.COM
02 de julho de 2022 às 13:59
Atualizada em 02 de julho de 2022 às 14:03
Compartilhe a notícia:
reprodução / redes sociais
Na montagem, Lula, Tebet, Bolsonato e Ciro em Salvador.
Na montagem, Lula, Tebet, Bolsonato e Ciro em Salvador.

SALVADOR - Os festejos da Independência que acontecem neste sábado (2), na Bahia, ganhou elementos eleitorais e quatro presidenciáveis foram às ruas para defenderem os seus projetos de governo e, é claro, pedir votos.

O desfile cívico que marca as comemorações do 2 de Julho no estado contou com a participação de três pré-candidatos à Presidência da República: Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) caminharam em meio ao povo nas ruas da capital baiana. O ex-presidente foi cercado por uma multidão e teve dificuldades para caminhar. Ciro e Tebet chegaram por volta das 8h30 para a "caminhada do 2 de Julho".

O presidente Jair Bolsonaro (PL), por sua vez, fez uma motociata pela manhã. Ele chegou ao Farol da Barra por volta das 9h30. Estava ao lado do pré-candidato ao governo da Bahia e ex-ministro João Roma (PL).

Entenda a festa na Bahia


Na Bahia, ocorreu uma espécie de independência paralela em relação ao movimento nacional. A luta começou antes, no dia 19 de fevereiro de 1822, e terminou depois da data comemorada nacionalmente, o 7 de setembro de 1822.

Os baianos só se tornaram independentes em 2 de julho de 1823, dez meses após o grito de independência de Dom Pedro I. Para isso, foram muitos confrontos sangrentos em diversas partes do estado, que na época era uma província.

Os poucos portugueses que ficaram no país após o 7 de setembro de 1822 se amontoaram na Bahia. Após quase um ano de luta, os baianos expulsaram os portugueses no dia 2 de julho de 1823, considerada uma data mais importante no estado nordestino.

Últimas de Eleições 2022