O Repórter

Gabriel Monteiro é cassado na Câmara do Rio

Por 48 a 2, vereadores decidem pela perda de mandato do parlamentar

Por OREPORTER.COM
18 de agosto de 2022 às 22:38
Atualizada em 18 de agosto de 2022 às 22:49
Compartilhe a notícia:
Renan Olaz/CMRJ
O vereador Gabriel Monteiro (PL) durante a sessão desta quinta-feira (18).
O vereador Gabriel Monteiro (PL) durante a sessão desta quinta-feira (18).

RIO - O vereador Gabriel Monteiro (PL-RJ) teve o mandato cassado pela Câmara de Vereadores do Rio. Ao todo, 48 vereadores votaram pela perda do mandato do youtuber por quebra de decoro parlamentar. Apenas o vereador Chagas Bola votou a favor.

Gabriel Monteiro é investigado ter relações sexuais com uma adolescente de 15 anos, por filmar a relação e também por crime de estupro e ainda por forjar vídeos na internet.

Com a decisão, o agora ex-vereador se torna inelegível ao cargo por oito anos, no entanto, ainda pode concorrer ao cargo de deputado federal nas eleições de 2022.

"É um dever de todos os vereadores e vereadoras dessa Casa de leis dar uma resolução para esse caso. (...) Mais do que o discurso, o que vale é o voto. Esse é um momento histórico e gritos histéricos não vão interrompê-lo. A não aprovação do projeto que determina a perda do mandado do vereador Gabriel Monteiro seria uma contribuição para a perpetuação da cultura do estupro e do patriarcado presente em nosso estado", disse Chico Alencar, relator do processo que investigou Gabriel Monteiro no Conselho de Ética da Câmara.

Últimas de Rio