O Repórter

Guia para pagamento do IPTU carioca já está disponível

Contribuintes podem acessar os boletos pelo site da prefeitura do Rio

Por OREPORTER.COM
23 de janeiro de 2023 às 09:54
Atualizada em 23 de janeiro de 2023 às 10:04
Compartilhe a notícia:
reprodução
As guias para pagamento do IPTU 2023 no Rio já estão disponíveis na internet.
As guias para pagamento do IPTU 2023 no Rio já estão disponíveis na internet.

RIO - As guias para pagamento do IPTU 2023 estão disponíveis na internet a partir desta segunda-feira (23/01). A emissão pode ser feita no site carioca.rio ou no aplicativo do Carioca Digital (iOS e Android). O prazo para quitar a cota única ou a primeira parcela do imposto é até 7 de fevereiro. Quem optar pela cota única terá desconto de 7%, mesmo percentual concedido em 2022.

Para a comodidade dos cariocas, é possível baixar e imprimir de uma só vez todas as parcelas do imposto. O documento também pode ser solicitado nos Postos de Atendimento do IPTU. Para a emissão da guia é necessário informar o número da inscrição do imóvel, identificado no boleto de anos anteriores.

As guias físicas do IPTU começaram a chegar à casa dos cariocas no dia 16 deste mês, em formato de carta, com somente uma folha. O documento tem dois códigos de barras, um para pagamento da cota única e outro para quitação da primeira parcela.

O município alerta os contribuintes para possíveis golpes na internet e por telefone. Já foram identificados sites que imitam o Carioca Digital e levam à emissão de boletos falsos, e recentemente foi encontrado um número de telefone que enviava mensagens pedindo dados pessoais da vítima. A Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento não envia comunicados ou guias via WhatsApp ou SMS. O canal de atendimento da Prefeitura é a Central 1746, e o único endereço para emitir o boleto é o www.carioca.rio.

Últimas de Rio