O Repórter

Incêndio em Santa Casa de BH mata dois pacientes

Mais de 950 pessoas precisarem ser realocadas pela unidade de saúde.

Por OREPORTER.COM
28 de junho de 2022 às 07:59
Atualizada em 28 de junho de 2022 às 08:15
Compartilhe a notícia:
divulgação / CBMG

BELO HORIZONTE - Um incêndio no Hospital de Pronto Socorro (HPS) da Santa Casa de Belo Horizonte, localizada na avenida Francisco Sales, no bairro Santa Efigênia, na região Centro-Sul deixou dois pacientes mortos. Mais de 950 pessoas precisarem ser realocadas pela unidade de saúde.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, as chamas se concentraram no 10º andar em um dos quartos. O tenente do Corpo de Bombeiros, Pedro Aihara, informou que o incêndio que ocorreu na Santa Casa de Misericórdia começou no local onde funciona a Unidade de Terapia Intensiva (UTI).



A instituição afirma que as duas pessoas que morrera, e que não tiveram nomes e idades divulgados, não sofreram queimaduras. Os corpos serão encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML) para que as causas dos óbitos sejam investigadas.

O porta-voz da corporação relatou ainda que o fogo começou por causa do vazamento de oxigênio combinado com o colapso de um equipamento. Aihara afirmou que não há mais risco de novos incêndios.

"O 10º andar já foi isolado, o fornecimento de oxigênio nesse andar já foi interrompido e não existe o registro de vítimas no hospital, nesse momento", relatou.

Após o incêndio, o diretor de assistência de saúde do grupo, Cláudio Dornas, fez um apelo para que pacientes retornassem ao hospital. Em vídeo publicado no final da noite de segunda-feira (27), Dornas diz que a Santa Casa está se reorganizando e voltando ao funcionamento normal.

"É muito importante que pacientes e familiares que deixaram no momento do incêndio a instituição, que retornem o hospital para que a gente continue o tratamento para a sua própria segurança", pede.

Foram mais de 950 pessoas evacuadas e 15 transferidas para outros hospitais. O hospital informou que tinham 931 pacientes e que todos foram retirados e receberam atendimento médico.

Por meio de nota, a Defesa Civil de Belo Horizonte também informou que não foram registrados danos estruturais no prédio da Santa Casa. Ainda conforme o órgão, foram verificados danos no revestimento, mobilhas e parte elétrica. Área preventiva foi isolada.

Além da equipe plantonista do hospital, Cláudio Dornas afirmou ainda que há um grande número de voluntários trabalhando em prol do retorno da normalidade.

Também no final da noite de segunda-feira, a Defesa Civil de Belo Horizonte disse que o incêndio em quarto do 10º andar da Santa Casa não causou danos estruturais, apenas no revestimento, mobilhas e parte elétrica. A área do incêndio foi preventivamente isolada.
Transferências

Treze pacientes graves que estavam no Centro de Terapia Intensiva (CTI) do Hospital de Pronto Socorro (HPS) da Santa Casa de Belo Horizonte, onde um incêndio tomou conta do 10º andar nesta segunda-feira (27), foram transferidos para o Hospital João XXIII. Dois pacientes, com quadro clínico grave, morreram após o incidente. Outros três foram recebidos na UTI Neonatal da Maternidade Odete Valadares (MOV) e cinco gestantes foram encaminhadas pelo SAMU ou chegaram por demanda espontânea à unidade. Outros pacientes continuam chegando no Pronto Atendimento do João XXIII.

Leia a íntegra da nota da Santa Casa:

"Acerca do incêndio ocorrido na ala C do 10º andar da Santa Casa BH, a instituição informa que os pacientes foram remanejados e submetidos a uma avaliação pelo corpo assistencial. A área onde ocorreu o incêndio encontra-se interditada pelo Corpo de Bombeiros e Defesa Civil e as demais áreas voltaram ao seu funcionamento regular.

No momento do início do incêndio, haviam 931 pacientes internados. Os que se encontravam no 10º e 9º andares foram removidos, mas já estão retornando e recebendo a devida assistência. Foram registrados dois óbitos de pacientes que apresentavam quadro clínico grave. Os corpos estão sendo encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML).

A Santa Casa BH agradece o trabalho realizado pela Polícia Militar de Minas Gerais, Corpo de Bombeiros Militar, Defesa Civil e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. Ressalta, ainda, o trabalho e a disposição dos funcionários e brigadistas da instituição".

Últimas de Brasil