O Repórter

Inverno começa sem previsão de chuva e com tempo estável, no Rio

Por OREPORTER.COM
21 de junho de 2022 às 10:33
Atualizada em 21 de junho de 2022 às 10:43
Compartilhe a notícia:
Rafael Catarcione / Riotur
A tendência desse inverno é a de céu claro na cidade do Rio
A tendência desse inverno é a de céu claro na cidade do Rio

RIO - A estação mais fria e seca do ano na cidade do Rio de Janeiro inciou nesta terça-feira (21), às 6h14. Segundo o Sistema Alerta Rio, serviço de meteorologia com sede no Centro de Operações Rio (COR), é durante este período que os volumes de chuva diminuem. Nesta época, com a rápida perda de calor durante a madrugada, também é mais comum a ocorrência de névoa/nevoeiro no início do dia.

"No inverno, os dias são mais curtos e as noites mais longas, e as temperaturas ficam mais amenas, tanto as máximas como as mínimas, pois há menos radiação solar recebida. Além disso, por ter uma atmosfera mais estável, é uma época favorável à concentração de poluentes – informa a meteorologista do Alerta Rio, Raquel Franco.

No primeiro dia do inverno, a previsão é de tempo estável no município, com céu claro a parcialmente nublado e sem chuva. As temperaturas devem variar entre a mínima de 15 graus e a máxima de 30 graus.

Esse cenário se mantém nos primeiros dias do inverno, que seguirão com tempo estável e sem previsão de chuva. Até sexta-feira (24) haverá variação da nebulosidade, os ventos estarão fracos a moderados (até 51,9 km/h) e as temperaturas devem subir gradualmente.

Menores temperaturas da série histórica

Desde o início da série histórica do Alerta Rio, em 2014, a menor temperatura mínima registrada durante o inverno foi de 9,3 graus em 21 de julho do ano passado. Também em 2021, os termômetros marcaram a segunda menor temperatura da estação, em 31 de julho: 9,6 graus, mesma temperatura registrada em 19 de julho de 2016, todas no Alto da Boa Vista.

Últimas de Clima