O Repórter

Italiano Andrea Stella assume comando da McLaren na F1

Engenheiro substitui Andreas Seidl, que vai para o Grupo Sauber

Por Agência Ansa
13 de dezembro de 2022 às 08:24
Atualizada em 13 de dezembro de 2022 às 08:26
Compartilhe a notícia:
EPA
Lando Norris, da McLaren, em ação durante o GP de São Paulo de F1, em Interlagos.
Lando Norris, da McLaren, em ação durante o GP de São Paulo de F1, em Interlagos.

SÃO PAULO - Em mais um capítulo da dança das cadeiras na Fórmula 1, a McLaren anunciou nesta terça-feira (13) a promoção do italiano Andrea Stella para o cargo de chefe de equipe.

O engenheiro de 51 anos substitui o alemão Andreas Seidl, contratado como novo CEO do Grupo Sauber, que atualmente corre na F1 sob a marca Alfa Romeo, mas que será assumido pela Audi a partir de 2026.

"Estou feliz que Andrea Stella vai assumir o cargo de chefe de equipe e liderar nosso programa operacional e técnico na F1.

Andrea é um membro altamente talentoso, experiente e respeitado do nosso time, com um longo histórico de liderança e sucesso", disse o CEO da McLaren, Zak Brown.

Já o italiano agradeceu pela confiança e reconheceu que é preciso ser "realista" sobre o trabalho necessário para devolver a equipe ao topo do grid. "Mas estou empolgado porque estou nessa jornada com um time repleto de talento, experiência, espírito de corrida e dedicação", acrescentou.

Com passagem pela Ferrari, onde foi engenheiro de Michael Schumacher, Kimi Raikkonen e Fernando Alonso, Stella entrou na McLaren em 2015, como diretor de operações de corrida. Em seguida, passou pelos cargos de diretor de desempenho e diretor de corrida.

A equipe britânica não vence o mundial de pilotos da F1 desde 2008, com Lewis Hamilton, e não é campeã de construtores desde 1998.

Em 2022, a McLaren foi quinta colocada, enquanto seus pilotos, o britânico Lando Norris e o australiano Daniel Ricciardo, terminaram em sétimo e 11º lugar, respectivamente. No ano que vem, Ricciardo dará lugar a seu compatriota Oscar Piastri.

Últimas de Fórmula 1