O Repórter

Leclerc faz pole para Grande Prêmio da Itália de F1

Série de punições, porém, mudou resultados vistos no treino

Por Agência Ansa
10 de setembro de 2022 às 16:18
Atualizada em 10 de setembro de 2022 às 16:21
Compartilhe a notícia:
ANSA
Leclerc foi o mais rápido da classificação da F1.
Leclerc foi o mais rápido da classificação da F1.

MONZA - O monegasco Charles Leclerc, da Ferrari, foi o pole position para o Grande Prêmio da Itália de Fórmula 1 neste sábado (10). O ferrarista, que larga na frente pela 17ª vez, tenta repetir a vitória conquistada no Autódromo de Monza de 2019 e comemorou muito o resultado.

"É maravilhoso, não foi um treino fácil e eu tive que colocar tudo. Eu estou muito feliz com a volta, com o carro, e espero que tenhamos um bom resultado amanhã", disse na entrevista oficial.

Questionado em italiano, Leclerc disse que "Monza é incrível" e que "amanhã prometo dar o meu melhor para conquistar um bom resultado".

Na pista, a segunda colocação ficou com Max Verstappen, da Red Bull, e a terceira com a outra Ferrari, de Carlos Sainz. Mas os dois pilotos, assim como outros sete competidores, serão punidos por trocas de peças ou do motor para a corrida deste domingo (11).

Verstappen, Esteban Ocon, Valtteri Bottas, Kevin Magnussen e Mick Schumacher perdem cinco posições por troca de componente no motor. Já Pérez perde 10 posições por trocar mais peças.

Já Sainz e Hamilton largam do fundo do grid: o espanhol por troca do câmbio e o britânico por troca de componentes do motor.

E, por fim, Yuki Tsunoda, também larga do fim do grid por trocas do motor e por ter recebido cinco reprimendas na temporada. Com isso, a classificação vista na pista não é a do grid de largada oficial.

Na primeira fila, ao lado de Leclerc, sairá George Russell, da Mercedes. Na terceira posição, quem larga é Lando Norris, da McLaren, seguido por Verstappen. Na terceira fila, largam Daniel Ricciardo, McLaren, e Pierre Gasly, da AlphaTauri.

Depois, Fernando Alonso, da Alpine, e o estreante Nick De Vries, da Williams, que substitui Alex Albon que precisou deixar a prova por conta de uma apendicite. Fechando o top 10 Guanyu Zhou, da Alfa Romeo, e Sergio Pérez, da Red Bull. Já Sainz larga na 18ª posição, a frente de Hamilton.

Últimas de Fórmula 1