O Repórter

Luísa Sonza é acusada de atos racistas; cantora nega

Cantora usou as redes sociais para dizer que 'acusação é mentirosa'

Por OREPORTER.COM
17 de setembro de 2022 às 16:38
Atualizada em 18 de setembro de 2022 às 13:25
Compartilhe a notícia:
divulgação
Luísa Sonza em aprensentação no Rock in Rio.
Luísa Sonza em aprensentação no Rock in Rio.

RIO - Após o sucesso na apresentação para o público do Rock in Rio, a cantora Luísa Sonza enfrenta um problema que vem se arrastando desde 2018.

A artista está sendo processada por um suposto ato racista cometido em setembro daquele ano, durante um festival gastronômico na Pousada Zé Maria, em Fernando de Noronha (PE).

A autora da ação, Isabel Macedo de Jesus, alega que, à época, a artista a teria agredido fisicamente com um tapa no braço e mandado que ela lhe servisse água. A cantora nega e diz se tratar de uma “mentira”.

O processo tramita no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, na 19ª Vara Cível. Isabel Macedo pede R$ 10 mil de indenização por danos morais para Luísa e para a Pousada Zé Maria, assim como retratação pública e a "fixação de cartazes informativos sobre a proibição de práticas racistas no interior do restaurante, a título de medida educativa".

Luísa teria confundido a autora da ação com uma funcionária do estabelecimento e exigido que ela pegasse um copo d'água para serví-la.

Segundo o processo, Isabel não teria entendido o que estava acontecendo e pediu para que a cantora repetisse, pois “não havia compreendido a abordagem”. Foi quando Luísa, novamente, “em tom ríspido”, ordenou que ela buscasse um copo de água, pois estava com sede.

“Estarrecida, a autora ainda se deu ao trabalho de lhe explicar que era uma cliente do estabelecimento e não funcionária do local, como se não fosse crível que uma mulher negra pudesse estar naquele restaurante na qualidade de cliente", justifica o processo.

Ainda de acordo com o texto, Isabel pontua que todos os funcionários da pousada estavam uniformizados, o que eliminaria as chances de um possível equívoco. Com isso, a autora, voltou a questionar Sonza.

"Ao ser indagada por qual motivo acreditou que a autora fosse funcionária do local, uma vez que todos os funcionários estavam uniformizados, a primeira ré [Luísa] se esquivou, não deixando dúvidas que sabia que havia feito um julgamento preconceituoso em razão dos traços raciais da autora."

Procurada, a Pousada Zé Maria não se manifestou.

Na última quinta-feira (17) a cantora se pronunciou em sua conta no Twitter, alegando que as acusações não passam de “mentiras” e que jamais teria esse tipo de atitude. Ela pede para que os fãs não acreditem, e ressalta que a equipe jurídica já está tomando as devidas providências quanto ao caso.

Últimas de Celebridades