O Repórter

Lula confirma encontro com Maduro hoje

Presidentes se reunirão em Buenos Aires, às 16h

Por Agência Ansa
23 de janeiro de 2023 às 10:20
Atualizada em 23 de janeiro de 2023 às 10:32
Compartilhe a notícia:
Ricardo Stuckert
Lula chega em Buenos Aires com a primeira-dama Janja.
Lula chega em Buenos Aires com a primeira-dama Janja.

SÃO PAULO - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai se reunir com seu homólogo da Venezuela, Nicolás Maduro, na tarde desta segunda-feira (23), durante sua viagem a Buenos Aires.

A agenda de Lula na Argentina foi confirmada pela Presidência da República e começa às 10h30, com a cerimônia de oferenda floral no Monumento ao Libertador General José de San Martín.

Às 11h, o petista se reúne com o presidente argentino, Alberto Fernández, encontro que prevê uma cerimônia de assinatura de atos às 12h15 e uma declaração conjunta à imprensa às 12h40.

Já às 13h15, Lula vai a um almoço de trabalho oferecido por Fernández; às 15h, participa da abertura do Encontro Empresarial Brasil-Argentina; e às 15h30, cumprimenta representantes das Mães e Avós da Praça de Maio.

O encontro com Maduro está agendado para 16h e será o primeiro cara a cara entre os dois como presidentes. A reunião também marcará a reaproximação entre Brasil e Venezuela, cujos laços haviam sido rompidos na gestão de Jair Bolsonaro, que apoiava o opositor Juan Guaidó.

Maduro está na Argentina para a cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), que acontece nesta terça (24), e Lula defende sua inclusão no debate diplomático para solucionar a longa crise política venezuelana.

A agenda do petista para esta segunda ainda tem a inauguração de uma mostra fotográfica sobre povos originários de Ricardo Stuckert, fotógrafo oficial da Presidência, às 19h15, e uma apresentação musical em celebração à irmandade Brasil-Argentina, às 19h30.

Últimas de Política