O Repórter

Lula mantém 45% e Bolsonaro sobe para 34%, mostra Datafolha

Pesquisa reforça indicação de que país terá segundo turno

Por Agência Ansa
10 de setembro de 2022 às 16:07
Atualizada em 10 de setembro de 2022 às 16:13
Compartilhe a notícia:
reprodução / Band
Bolsonaro cresce na pesquisa DataFolha e preocupa PT.
Bolsonaro cresce na pesquisa DataFolha e preocupa PT.

SÃO PAULO - A nova pesquisa do Instituto Datafolha, encomendada pela Globo e pelo jornal Folha de São Paulo, divulgada na noite desta sexta-feira (9) mostrou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue com 45% das intenções de voto para as eleições de outubro.

Já o atual mandatário, Jair Bolsonaro (PL), subiu de 32% para 34%, dentro da margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos, diminuindo a distância para Lula no menor valor desde o início dos levantamentos.

O candidato Ciro Gomes (PDT) caiu de 9% para 7% e a representante do MDB, Simone Tebet, manteve os 5% - o que configura um empate técnico entre ambos. Ainda pontuando na pesquisa, Soraya Thronicke (União Brasil) aparece com 1%. Todos os demais candidatos tiveram menos do que esse valor mínimo.

Disseram que votam em branco ou nulo 4% e outros 3% informaram que não sabem em quem vão votar.

Quando considerados apenas os votos válidos, que descontam nulos e brancos, Lula aparece com 48% e Bolsonaro com 36%, o que confirma a indicação de que haverá um segundo turno. Para a disputa acabar em primeira votação é preciso que um candidato tenha mais de 50% dos votos.

O levantamento do Datafolha ainda fez alguns recortes sobre as intenções de voto dos candidatos. Lula vai melhor entre as mulheres (47%), entre quem recebe até dois salários mínimos (56%), entre quem recebe o Auxílio Brasil (56%), entre pessoas pretas (60%) e entre católicos (54%).

Já Bolsonaro se dá melhor entre os mais ricos: 49% dos que ganham de 5 a 10 salários mínimos e 42% dos que recebem acima de 10 salários, bem como entre os evangélicos (51%).

Últimas de Eleições 2022