O Repórter

Morre Roberto Dinamite, maior ídolo do Vasco, aos 68 anos

Dinamite se tratava de um câncer no intestino e não resistiu

© Daniel Ramalho / CRVG
Por OREPORTER.COM
08 de janeiro de 2023 às 13:08
Atualizada em 08 de janeiro de 2023 às 14:01
Compartilhe a notícia:
reprodução / redes sociais

RIO - Morreu na manhã deste domingo (8), aos 68 anos de idade, o maior ídolo da história do Vasco, Roberto Dinamite. Ele se tratava de um câncer no intestino e havia sido internado no último sábado (7) no Hospital Unimed, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio, após apresentar piora no quadro.

Carreira

Atacante notabilizado por seu apurado faro de gol, Dinamite atuou durante duas décadas no cruzmaltino - período dividido por uma breve passagem pelo Barcelona - e conquistou um Campeonato Brasileiro (1974) e cinco Campeonatos Cariocas (1977, 1982, 1987, 1988 e 1992).

Além disso, se tornou o maior artilheiro da história do Vasco (702 gols), do Brasileirão (190) e do Carioca (284). Também marcou 20 gols pela seleção brasileira e participou das Copas do Mundo de 1978 e 1982.

Nascido Carlos Roberto de Oliveira, ele ficou eternizado com o apelido de "Dinamite" após o Jornal dos Sports ter publicado a manchete "Garoto-dinamite explodiu" depois de uma vitória do Vasco sobre o Internacional no Maracanã.

Depois de pendurar as chuteiras, Dinamite foi deputado estadual no Rio de Janeiro por cinco mandatos consecutivos (1995-2015). O ex-craque também foi presidente do Vasco entre 2008 e 2014, período em que o clube conquistou seu último título nacional, a Copa do Brasil de 2011, mas também foi rebaixado duas vezes (2008 e 2013) para a Série B.

Arrependimento

Em 2022, Dinamite admitiu que se arrependia de ter assumido a presidência do clube cruzmaltino.

Homenagem a Pelé

Há 10 dias, o craque cruzmaltino publicou uma homenagem a Pelé no Instagram: "Triste com sua partida, meu ídolo. O melhor dos melhores! Referência dentro do futebol para todos nós jogadores. Tenho muito orgulho de ter conhecido você e vestido a mesma camisa 10 que você imortalizou com tanta maestria. Obrigado por tudo! A saudade já é grande".

Vasco da Gama divulga pesar

"É com o mais profundo pesar que o Vasco da Gama recebe a informação que o maior de todos nos deixou neste domingo. Carlos Roberto de Oliveira, o Dinamite, dedicou 29 dos seus 68 anos ao Clube, como atleta e presidente. Te amaremos para sempre, Calu. Descanse em paz", escreveu o time cruzmaltino no Twitter.

Prefeito do Rio e torcedor vascaíno

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, torcedor fanático do Vasco, disse que Dinamite era seu ídolo "desde criança". "O cara que me fez viver as primeiras emoções com o meu Vascão. Um ser humano generoso e amigo. Vai em paz, Dinamite. Obrigado por todos os momentos de alegria que você me proporcionou. Meus sentimentos aos familiares, amigos e à legião de fãs desse craque", disse Paes nas redes sociais.

Governador do Rio diz que Dinamite deixa saudades

"Perdemos hoje uma das personalidades mais importantes do futebol carioca. Maior ídolo do Vasco da Gama, Roberto Dinamite deixará saudade, principalmente, aos apaixonados pelo esporte mais popular do planeta. Além de maior goleador da história do Vasco, Dinamite é também o maior artilheiro da história do Campeonato Brasileiro e do Campeonato Carioca. Neste momento de profunda dor e tristeza, manifesto meu pesar a familiares, amigos e fãs", afirmou o governador.

Últimas de Esportes