O Repórter

OREPORTER.COM enfrenta 9 horas de fila para o velório da Rainha Elizabeth II

Equipe do portal chega próximo ao caixão da rainha e relata experiência do público

© Marko Djurica / AFP
Por Leonardo Arromba | OREPORTER.COM
15 de setembro de 2022 às 16:06
Atualizada em 15 de setembro de 2022 às 16:58
Compartilhe a notícia:
Fotos: Jair Comin e Leonardo Arromba / OREPORTER.COM
A fila do velório da rainha Elizabeth II se estendia por 7km.
A fila do velório da rainha Elizabeth II se estendia por 7km.

LONDRES - OREPORTER.COM foi conferir de perto, na madrugada desta quinta-feira (15), a fila que dá acesso ao velório da Rainha Elizabeth II, que acontece no Westminster Hall, no complexo de prédios do parlamento, em Londres.

Nossa equipe chegou por volta das 21h30 do horário local e depois de enfrentar a fila e ter conseguido se aproximar do caixão de Elizabeth II, saiu às 6h20, quase 9h de espera.

Para permanecer na fila, que já tem mais de 7km de extensão, uma pulseira é distribuída ao público. Só é possível seguir nesta fila se estiver com ela.

No caminho, há banheiros químicos, quiosques que vendem café, brownie, bolos e há também muitos voluntários e pessoas contratadas para a segurança e organização.

Amanda Woods é uma dessas voluntárias. Ela veio de Manchester, na Inglaterra, para trabalhar como voluntária na organização do funeral. De colete azul, ela dá informações às pessoas.

"A rainha fez tanto por nós e eu me sinto bem em retribuir", disse ela em meio às informações que fornecia para as pessoas que a procurava.

As pessoas que pretendem se aproximar do caixão com o corpo da rainha devem entrar na fila e adquirir uma pulseira de permissão. Foto: Leonardo Arromba / OREPORTER.COM

Estrutura

Tudo está bastante organizado. Os súditos de Elizabeth II estão enfrantando mais de 7km de fila, que se estende pela margem sul do Rio Tâmisa, começando no entorno da Galeria Tate Modern, passando pela London Eye, por Lambeth (que fica em frente ao complexo do Parlamento) e dando a volta por trás do prédio do Parlamento para entrar no Westminster Hall, onde acontece o velório.



Segurança

A 100 metros da entrada do Westminster Hall, todos passam por um rígido esquema de segurança. Não é permitido filmar e usar celular. São centenas de policiais fortemente armados. A segurança é semelhante a dos aeroportos britânicos. Até detectores de metais são utilizados.

Silêncio absoluto

Ao entrar no Westminster Hall todos precisam fazer silêncio. Não é permitido falar.

Tempo rígido

O tempo para ver o caixão não é estipulado, mas não passa de 3 minutos. Muitos se curvam em frente ao caixão, que tem a coroa Imperial do Estado sobre ele, o item mais conhecido das Joias da Coroa.

Guarda passa mal

A fila foi interrompida por uma hora porque um guarda passou mal e caiu com o rosto no chão. Ele precisou ser socorrido.

Os guardas-reais ficam em pé, quase imóveis, num expediente de 6h, o que pode ter prejudicado a pressão sanguínea do agente real.

Mundo presente

Na fila tem gente de todos os lugares do mundo: curiosos, gente que quer ser testemunha da história, mas a maioria é de britânicos que vêm de todo o Reino Unido para fazer uma homenagem à monarca.

Encontramos no meio de milhares de pessoas alguns brasileiros, que estão presenciando a história de perto.

"Eu fui no velório da rainha pela oportunidade de viver esse momento histórico. Por tudo o que ela representou para o mundo. Ela era a rainha da Inglaterra, mas todo mundo a conhecia e valeu à pena enfrentar esse tempo todo na fila para ver de perto o que o mundo vê pelas telas da TV, do computador ou do smartphone", disse o gerente de restaurante Jordano Tomasi, que é brasileiro e mora em Londres há três anos.

"A rainha representa pra mim: poder, respeito e superação. Ela superou tantos problemas e sempre se manteve firme. O que as mulheres querem hoje, ela já demostrava ter conseguido muito tempo antes", pontua Jair Comin, brasileiro morando há 4 anos em Londres.

Notícia em todas as plataformas

Pelo caminho, tendas de emissoras de TV de todo o planeta e caminhões de transmissão reportam, ao vivo, todo o cerimonial de despedida da rainha. Do lado de fora dos cercados, centenas de jornalistas estão estão em busca de testemunhas desse momento histórico.

Folga forçada

Ao ver uma repórter começar seu trabalho diante da câmera, um grupo de ingleses virou de costas para evitar aparecer, pois pretendiam faltar ao trabalho no dia seguinte, depois de passarem a madrugada na fila.

Últimas de Mídia & Cia