O Repórter

Organizar visita do Papa a Kiev é ¨muito difícil¨, diz núncio

Representante vaticano mostrou pessimismo sobre viagem

Por Agência Ansa
29 de abril de 2022 às 11:54
Atualizada em 29 de abril de 2022 às 11:56
Compartilhe a notícia:
Ansa
Papa Francisco durante audiência no Vaticano
Papa Francisco durante audiência no Vaticano

VATICANO - O núncio apostólico do Vaticano na Ucrânia, Visvaldas Kulbokas, afirmou nesta sexta-feira (29) que é "muito difícil" organizar uma possível viagem do papa Francisco a Kiev neste momento.

A declaração foi dada ao canal italiano de notícias Sky TG24, um dia depois de a Rússia ter bombardeado a capital ucraniana durante uma visita do secretário-geral da ONU, António Guterres.

"Preparar uma visita oficial, até por razões de segurança, é verdadeiramente difícil. Vimos ontem à noite. O secretário-geral da ONU estava presente, ou seja, a humanidade, e os mísseis continuaram caindo. Uma visita tranquila, uma visita de oração, é difícil de se realizar", disse Kulbokas, que é o representante diplomático da Santa Sé em Kiev.

O núncio ainda cogitou a hipótese de uma "peregrinação do Papa pelos lugares de sofrimento", mas, segundo ele, "mesmo isso seria tecnicamente difícil". "É preciso muito tempo para chegar em Kiev, e depois mais tempo ainda para se dirigir a outras localidades. Seria muito cansativo", ressaltou - Francisco vem reclamando de recorrentes dores no joelho.

O próprio Jorge Bergoglio já disse que considera viajar a Kiev para passar uma mensagem de paz, mas, em entrevista recente ao jornal argentino La Nación, ressaltou que só fará a visita se isso contribuir para o fim da guerra ou para uma trégua entre Rússia e Ucrânia.

"De que serviria se o Papa fosse a Kiev e a guerra continuasse no dia seguinte?", justificou o pontífice.

Últimas de Mundo