O Repórter

Papa não irá para Kiev 'por enquanto', diz Vaticano

Autoridades ucranianas reforçaram convite recentemente

Por Agência Ansa
20 de janeiro de 2023 às 19:19
Atualizada em 20 de janeiro de 2023 às 19:22
Compartilhe a notícia:
Ansa
Vaticano afirmou que Papa irá no momento certo para a Ucrânia.
Vaticano afirmou que Papa irá no momento certo para a Ucrânia.

ROMA - O secretário para as Relações com os Estados e Organizações Internacionais do Vaticano, monsenhor Paul Richard Gallagher, afirmou nesta sexta-feira (20) que o papa Francisco não irá fazer a viagem para a Ucrânia "por enquanto".

"O Papa tem sempre presente esse convite, mas quer fazer essa visita no momento certo - e não parece que haja isso agora", disse às margens de um evento local.

Há alguns dias, Kiev reforçou o convite para que Francisco fosse ao país dizendo que esse era o "momento certo". Durante sua fala, o "chanceler" da Santa Sé lembrou do anúncio de trégua feita pela Rússia durante o Natal ortodoxo, ocorrido entre os dias 6 e 7 de janeiro.

"Nós vimos o que aconteceu no Natal e a impossibilidade real de convencer as pessoas do valor da trégua. Entendemos perfeitamente bem que, perante os sofrimentos dos ucranianos, a proposta do presidente [Vladimir] Putin era totalmente inaceitável. As mensagens eram contraditórias", adicionou.

Gallagher ainda afirmou que entende que os "países amigos" enviem armas e equipamentos para a Ucrânia se defender, mas diz que "o que não queremos e o que ninguém quer é que haja um endurecimento do conflito".

O Papa, em uma entrevista recente, revelou que só faria a viagem a Kiev se pudesse ir também para Moscou. No entanto, desde o início do conflito, há quase um ano, a Rússia vem ignorando os pedidos de uma visita formal do líder religioso por conta das críticas de Francisco ao governo Putin.

Últimas de Mundo