O Repórter

Papa reza por Bento XVI e Ucrânia em primeira missa de 2023

Pontífice confiou papa emérito à Maria durante celebração

Por Agência Ansa
01 de janeiro de 2023 às 08:30
Atualizada em 01 de janeiro de 2023 às 08:33
Compartilhe a notícia:
Ansa
Papa Francisco rezou por seu antecessor durante primeira missa de 2023.
Papa Francisco rezou por seu antecessor durante primeira missa de 2023.

CIDADE DO VATICANO - O papa Francisco fez uma oração pelo seu antecessor Bento XVI durante a primeira missa do ano celebrada neste domingo (1º) na Basílica de São Pedro, no Vaticano.

O religioso faleceu neste sábado (31) aos 95 anos após uma piora em seu estado de saúde nas últimas semanas ligadas a problemas "da idade avançada".

"Hoje confiamos à Mãe Santíssima o amado papa emérito Bento XVI para que ela o acompanhe na sua passagem desse mundo para Deus", disse durante a homilia.

Na celebração, o líder católico voltou a rezar pela Ucrânia, que vive uma guerra desde fevereiro de 2022, e pediu pela paz.

"Nós, no início desse ano, temos a necessidade de esperança, assim como a terra tem da chuva. Rezemos para a Mãe de maneira especial pelos filhos que sofrem e não têm mais a força de rezar, por tantos irmãos e irmãs atingidas por tantas guerras no mundo, que vivem esses dias de festa no escuro e no frio, na miséria e no medo, imersos na violência e na indiferença", disse referindo-se ao fato dos ucranianos estarem enfrentando constantes apagões pelos ataques russos às redes de infraestrutura.

O papa Francisco ainda pediu para que os fiéis "sujem as mãos" para ajudar os mais necessitados da sociedade atual.

"Irmãos e irmãs, para acolher Deus e sua paz não se pode ficar parado e acomodado esperando que as coisas melhorem.

"Precisamos nos levantar, acolher as ocasiões de graça, andar, arriscar. E, perante a preguiça que anestesia e a indiferença que paralisa [...] é preciso andar, mover-se pelo que ocorre no mundo, sujar as mãos para fazer o bem, renunciar a muitos hábitos e comodidades para abrir-se para as novidades de Deus - que são encontradas na humildade do serviço, na coragem de cuidar", acrescentou.

Últimas de Mundo