O Repórter

Parlamento europeu convida Elon Musk para depor sobre Twitter

Rede não pode ser catalisadora de incitação ao ódio, diz carta

Por Agência Ansa
20 de dezembro de 2022 às 12:54
Atualizada em 20 de dezembro de 2022 às 13:01
Compartilhe a notícia:
EPA
Musk foi convidado a ir para audiência no Parlamento Europeu.
Musk foi convidado a ir para audiência no Parlamento Europeu.

BRUXELAS - O Parlamento Europeu convidou formalmente o atual dono do Twitter, Elon Musk, a depor em plenário sobre as recentes atitudes tomadas pela rede social e o que está sendo feito para combater a divulgação de notícias falsas, informou o porta-voz da instituição nesta terça-feira (20).

O convite foi enviado por uma carta oficial assinada pela presidente do órgão, a eurodeputada Roberta Metsola.

"O Twitter não pode se tornar inconscientemente um catalisador da incitação ao ódio, das interferências eleitorais e da desinformação", diz um trecho do documento visto pela ANSA.

Segundo Metsola, a rede social "desenvolve um papel central na vida democrática da União Europeia e permite a possibilidade de um discurso civil".

Ao longo da carta, a líder do PE lembra a Musk que, recentemente, a União Europeia adotou leis sobre os serviços digitais e que está trabalhando sobre uma nova regulamentação sobre a transparência e a questão dos algoritmos usados para publicidade política online.

"A sua presença no Parlamento Europeu permitiria ter uma discussão franca em público", acrescentou ainda Metsola.

Musk comprou o Twitter em outubro e uma série de polêmicas afetaram a rede social desde então, com demissão em massa de funcionários - o que também provocou um aumento de postagens com discurso de ódio por conta do fim de equipes que geriam as publicações -, além de reintegração de usuários banidos por ferir regras da plataforma, da polêmica da cobrança do selos de verificação e do bloqueio de jornalistas que faziam matérias contra o bilionário.

Últimas de Mundo