O Repórter

Pensar no uso de armas nucleares é 'loucura', diz Papa

Francisco relatou sobre 'monstruosidades' na guerra ucraniana

Por Agência Ansa
21 de setembro de 2022 às 11:55
Atualizada em 21 de setembro de 2022 às 11:57
Compartilhe a notícia:
Ansa
Papa Francisco voltou a criticar a guerra na Ucrânia.
Papa Francisco voltou a criticar a guerra na Ucrânia.

CIDADE DO VATICANO - O papa Francisco voltou a abordar o tema das guerras durante a audiência geral desta quarta-feira (21) e afirmou que é uma "loucura" estar discutindo a possibilidade do uso de armas nucleares no mundo atual.

O líder católico ainda elogiou o Cazaquistão, país recentemente visitado por ele, por não querer ter armamentos do tipo.

"É preciso reconhecer que o Cazaquistão fez escolhas muito positivas, como aquela de dizer 'não' às armas nucleares e escolher as boas políticas energéticas e ambientais. Nisso foi corajoso, em um momento em que essa trágica guerra [da Ucrânia] faz com que alguns pensem em armas nucleares, aquela loucura! Esse país disse 'não' às armas nucleares", afirmou aos fiéis.

Citando diretamente o conflito ucraniano, o líder católico ainda falou sobre a quarta visita do esmoleiro do Vaticano e prefeito do Dicastério para o Serviço da Caridade, cardeal Konrad Krajewski, a cidades do país em guerra.

"Queria apresentar uma terrível situação da martirizada Ucrânia. O cardeal Krajewski foi lá pela quarta vez e ontem me telefonou. Ele vai ficar um tempo ali, ajudando a área de Odessa e nas vizinhanças. Me contou a dor desse povo, as maldades, as monstruosidades, os cadáveres torturados que são encontrados. Nos unimos a esse povo assim nobre e mártir", disse.

O próprio Papa já afirmou mais de uma vez que gostaria de ir para a Ucrânia, mas até o momento a viagem não foi confirmada tanto pelos problemas no joelho - que afetam a sua locomoção - como pelo fato da Rússia não ter se manifestado ao pedido de uma visita do líder católico também ao país.

Últimas de Mundo