O Repórter

Primeiro navio com grãos da Ucrânia deixa Istambul

Destino final da carga é o Porto de Trípoli, no Líbano

Por Agência Ansa
03 de agosto de 2022 às 12:34
Atualizada em 03 de agosto de 2022 às 12:37
Compartilhe a notícia:
EPA
Navio Razoni navega pelo Estreito do Bósforo, em Istambul
Navio Razoni navega pelo Estreito do Bósforo, em Istambul

ISTAMBUL - O navio Razoni, que partiu de Odessa na última segunda-feira (1º) com 26 mil toneladas de milho ucraniano, deixou Istambul nesta quarta (3) e agora navega rumo a seu destino final: Trípoli, no Líbano.

A embarcação havia feito escala na cidade turca para ser inspecionada por delegados de Ucrânia, Rússia, Turquia e da ONU, no âmbito do acordo entre as quatro partes para permitir a exportação de cereais através do Mar Negro.

O Razoni é o primeiro navio com grãos a zarpar de um porto controlado pela Ucrânia desde o início da invasão russa, em 24 de fevereiro.

Moscou impõe um bloqueio naval no Mar Negro desde o começo da guerra, mas um acordo mediado pela Turquia e pela ONU e assinado em 22 de julho permitiu a retomada do escoamento de grãos a partir de três portos ucranianos: Odessa, Chornomorsk e Pivdennyi.

A Ucrânia, uma das maiores produtoras de cereais no mundo, tem mais de 20 milhões de toneladas de grãos estocadas em seus silos e agora corre contra o tempo para exportá-las antes que elas estraguem.

----------
Tá complicado de entender o mundo?
A gente explica! OREPORTER.COM está
no Facebook, Twitter Instagram e Youtube. Siga-nos, compartilhe o nosso conteúdo e tenha notícia em tempo real aonde você estiver.

 

Últimas de Mundo