O Repórter

Príncipe Harry homenageia 'vovó' Elizabeth II pela 1ª vez

Por Agência Ansa
13 de setembro de 2022 às 08:41
Atualizada em 13 de setembro de 2022 às 08:44
Compartilhe a notícia:
Ansa
Elizabeth II conhece Archie junto com Philip, Harry e a mãe de Meghan.
Elizabeth II conhece Archie junto com Philip, Harry e a mãe de Meghan.

LONDRES - O príncipe Harry fez nesta segunda-feira (12) sua primeira declaração sobre a morte da rainha Elizabeth II e disse que sentirá saudades do "sorriso contagiante" e do "sábio conselho" de sua "vovó".

"Ao celebrar a vida de minha avó, Sua Majestade a Rainha — e ao lamentar sua perda — somos todos lembrados da bússola orientadora que ela foi para muitos em seu compromisso com o serviço e o dever", escreveu Harry em comunicado oficial divulgado no site Archewell.

O duque de 37 anos afirmou também que se sente "eternamente grato" pelo que a soberana fez ao longo de sua vida.

"Vovó, embora esta despedida final nos traga grande tristeza, sou eternamente grato por todos os nossos primeiros encontros — desde minhas primeiras lembranças de infância com você, conhecê-la pela primeira vez como comandante-chefe, até o primeiro momento que você conheceu minha querida esposa e abraçou seus amados bisnetos", acrescenta.

Harry explicou que aprecia "esses momentos compartilhados" com a monarca, "e os muitos outros momentos especiais". "Você já faz muita falta, não apenas para nós, mas para todo o mundo".

O filho do rei Charles III elogiou ainda a "graça e dignidade inabaláveis" de Elizabeth II e seu compromisso com o dever, ressaltando que ela era admirada e respeitada globalmente.

"Nós também sorrimos sabendo que você e o vovô estão reunidos agora, e ambos juntos em paz", enfatizou ele, fazendo referência ao avô de 73 anos, o príncipe Philip, que morreu no ano passado.

A relação entre Harry e Elizabeth II ficou estremecida a partir de 2020, quando ele renunciou aos deveres reais com sua esposa Meghan Markle e se mudou para os Estados Unidos.

Após a morte da rainha britânica, Harry e Meghan se reuniram com William e Kate para uma caminhada perto do Castelo de Windsor, onde viram as milhares de homenagens feitas pelos súditos.

Em seu primeiro discurso como rei, Charles III chegou, inclusive, a expressar seu amor pelo casal. "No que diz respeito às primeiras reuniões, agora honramos meu pai em seu novo papel como rei Charles III", concluiu Harry.

Últimas de Mundo