O Repórter

Quais os recordes que a França pode bater ou igualar na final da Copa de 2022

Time francês já fez história ao chegar à final da Copa em duas edições consecutivas

Por OREPORTER.COM
16 de dezembro de 2022 às 18:54
Atualizada em 16 de dezembro de 2022 às 19:00
Compartilhe a notícia:
FIFA
Kylian Mbappé se tornará o jogador mais jovem da história a jogar duas finais consecutivas.
Kylian Mbappé se tornará o jogador mais jovem da história a jogar duas finais consecutivas.

DOHA* - Ao entrar em campo no próximo domingo, contra a Argentina, no Estádio Lusail, a França pode registrar novos recordes na história da Copa do Mundo FIFA.

A França obviamente buscará a vitória no domingo contra a Argentina com a esperança de se inserir em um círculo ainda mais prestigioso: o dos bicampeões consecutivos, onde atualmente encontramos apenas a Itália (1934-1938) e o Brasil (1958-1962). Alemanha ou Argentina, por exemplo, nunca conseguiram tal feito.

Em caso de coroação neste fim de semana, a seleção francesa se juntaria à Itália e ao Brasil*, que conseguiram sair vitoriosos em 3 de suas 4 primeiras finais. Um prazer que a Alemanha não teve.

Enquanto Kylian Mbappé se tornará o jogador mais jovem da história a jogar duas finais consecutivas se realmente participar do duelo de domingo, ele também pode se tornar o segundo bicampeão mundial mais jovem, aos 23 anos, 11 meses e 29 dias. O ilustre Pelé, recordista, tinha apenas 21 anos, 7 meses e 25 dias quando conquistou sua segunda estrela em 1962.

Kylian Mbappé ainda, mas também Antoine Griezmann, ambos que marcaram na final de 2018, podem se juntar ao brasileiro Vavá, o único jogador na história a ter marcado em duas finais consecutivas em 1958 e 1962. Se ambos marcarem, os dois também se tornariam o primeira dupla de jogadores a marcar em duas finais diferentes.

Didier Deschamps, por sua vez, pode se tornar o primeiro treinador a vencer a competição duas vezes consecutivas desde o italiano Vittorio Pozzo em 1938, mas o primeiro a fazê-lo depois de também já ter vencido como jogador e capitão em 1998.

Já o brasileiro Zagallo havia feito o contrário ao ser bicampeão como jogador (1958 e 1962) e uma vez como técnico (1970) – e uma quarta vez como adjunto (1994).

Por sua vez, Hugo Lloris pode se tornar o primeiro capitão da história a erguer duas vezes a Copa do Mundo em caso de triunfo tricolor.

Se a seleção da França perder nos pênaltis no domingo, se tornaria a primeira seleção na história da Copa do Mundo a perder duas finais na fatídica sessão de desempate, depois de já ter passado por uma decepção semelhante em 2006, contra a Itália.

Recordes da França que podem ser melhorados

A França está invicta na final da Copa do Mundo, vencendo em 1998 e 2018 e empatando em 2006 antes de perder nos pênaltis. É a única nação da história que não foi derrotada nas três primeiras finais e pode estender essa série já inédita para quatro partidas contra a Argentina.

Se a França vencer a Argentina no tempo regulamentar no domingo, igualará o Brasil de 1958-1962, que venceu todas as partidas de mata-mata sem passar pela prorrogação em duas Copas do Mundo.

Tendo vencido sua sétima partida consecutiva de mata-mata da Copa do Mundo contra o Marrocos, no tempo regulamentar - um recorde - a França pode estender esta série para 8 jogos.

*Com informações da FIFA

Últimas de Copa 2022