O Repórter

Rio tem programação para o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa

Governo do Estado conta com delegacia especializada para casos de intolerância e preconceito

Por OREPORTER.COM
23 de janeiro de 2023 às 10:05
Atualizada em 23 de janeiro de 2023 às 10:13
Compartilhe a notícia:
Uanderson Fernandes / Seeduc
Cartilha contra a Intolerância Religiosa que alunos da rede estadual terão acesso neste ano letivo.
Cartilha contra a Intolerância Religiosa que alunos da rede estadual terão acesso neste ano letivo.

RIO - Em celebração ao Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, comemorado no dia 21 de janeiro, o Governo do Estado reúne nesta seguinda-feiora(23), na Central do Brasil, diferentes líderes religiosos e representantes sem credo para um diálogo que vai abordar religião, liberdade de expressão, respeito ao próximo, entre outros temas. Na ocasião, também será apresentada a cartilha contra a Intolerância Religiosa que alunos da rede estadual terão acesso já neste ano letivo.

"Cada cidadão deve ter o direito preservado de manifestar a sua fé. Seguiremos combatendo este crime que é a intolerância religiosa. Que essa data tão simbólica seja também um importante momento de reflexão e respeito ao próximo", disse o governador Cláudio Castro.

Durante a dinâmica no local, líderes religiosos terão um espaço para apresentar uma breve exposição de suas crenças para os presentes e, também, convidar o público que circula pela estação para essa reflexão.

No evento, estará exposta a cartilha contra a Intolerância Religiosa preparada pela Secretaria de Educação e pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Estado que será trabalhada nas escolas públicas fluminenses. Exemplares também estarão disponíveis para distribuição. Ao fim da programação, balões brancos serão soltos para simbolizar a paz que deve reinar entre os diferentes credos.

Como denunciar e principais ocorrências

Os crimes de injúria racial, ultraje a culto e racismo podem ser denunciados em qualquer delegacia da Polícia Civil. A população fluminense também tem à disposição a Delegacia de Combate a Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi), que é especializada no atendimento às vítimas de condutas discriminatórias, como o racismo, homofobia, intolerância religiosa e outros crimes com motivação de ódio e discriminação. Em 2022, foram 83 registros de ocorrência confeccionados na unidade referentes à intolerância religiosa.

A delegacia funciona no Centro do Rio (Rua do Lavradio, nº 155) e os registros podem ser feitos presencialmente ou pelo e-mail decradipcerj@gmail.com. O cidadão também pode denunciar pela Delegacia Online da Secretaria de Estado de Polícia Civil (www.delegaciaonline.pcivil.rj.gov.br).

Já a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos possui a Superintendência de Promoção da Liberdade Religiosa que pode ser acessada por meio do Disque Direitos Humanos (0800 023 4567) ou presencialmente, na sede localizada no prédio da Central do Brasil (Praça Cristiano Otoni, s/nº, 7º andar).

Últimas de Rio